SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 setembro 2013

As Trapalhadas Habituais

11 setembro 2013 0 Comentários
OPINIÃO

No primeiro texto após o "regresso", em 7 de Setembro de 2013, escrevi o seguinte:

Vou aproveitar o tempo que falta até ao próximo jogo do "Glorioso" (em 14 de Setembro) para actualizar a "Base de Dados" do futebol - rever o jogo em Nápoles e ver as três jornadas do 80.º campeonato nacional - pois não acredito na coerência das estatísticas (minutos dos golos e substituições, para além das assistências e, por vezes, até dos golos) que são publicadas na comunicação social em Portugal.

Primeira parte do "trabalho"
Já iniciei o "trabalho" de recuperar o "tempo perdido". Antes de ver os quatro jogos procurei reunir "materiais" (mesmo não confiando neles) referentes aos quatro jogos. Não foi preciso muito tempo para perceber a mediocridade das estatísticas dos media em Portugal. E ainda só estão jogadas três jornadas.

Garay foi titular (e jogou os 90 minutos) nas três jornadas
Para o Record, Garay jogou dois jogos (180 minutos). E depois, quer o Record e A Bola não têm critério nos arredondamentos dos minutos dos golos, cartões e substituições. Estatística não é "isto". Isto é amontoar números.
 

Record  e A Bola, em 8 de Setembro de 2012

Uma substituição à escolha
Markovic entrou no jogo, frente ao Gil Vicente FC aos 60 minutos, 61 minutos (duas vezes) e 64 minutos. Conforme, respectivamente, os registos da Liga (LPFP), Record/ O Jogo ou A Bola! Trapalhões!


Lá pelo futebol ser jogado com os pés, as estatísticas de futebol devem ser feitas com as mãos e cérebro. Já agora!

Alberto Miguéns


NOTA: Pelo facto de estar a "recuperar um mês estatístico inactivo", em princípio, só voltarei ao EDB à meia-noite de 13 para 14 de Setembro de 2013.

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: