A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

30/05/2013

Cábula Para Fernando Gomes

30/05/2013 + 3 Comentários


HUMOR

NOTA: Mais uma vez falta terminar o texto. Falta a conclusão de dois "subtextos". A importância para o FCP de Pedroto ter sido seleccionador nacional no início dos anos 70. O facto de Fernando Gomes poder utilizar a tarimba na FPF para "À Pedroto" - ou seja, com contornos cínicos - utilizar os conhecimentos no FCP. Está terminado.


Com Fernando Gomes na presidência da Liga e da FPF ganha o FC Porto e os clubes "gravitacionados" do Minho! Pura coincidência! Aliás há sempre muitas coincidências, algo muito próprio do "Futeluso".

ERA ENGRAÇADO FERNANDO GOMES 
SEGUIR ESTE PLANO PARA AS DEZ ÉPOCAS SEGUINTES
Épocas
Campeonato
Taça de
Portugal
Taça da Liga
Supertaça
2012/13
FC Porto
Vitória SC
Guimarães
SC Braga
FC Porto
2013/14
FC Porto
FC Porto
FC Porto
FC Porto
2014/15
FC Porto
SC Braga
Vitória SC
Guimarães
FC Porto
2015/16
FC Porto
FC Paços
Ferreira
Moreirense FC
FC Porto
2016/17
FC Porto
FC Porto
Gil Vicente FC
FC Porto
2017/18
FC Porto
FC Porto
SC Braga
FC Porto
2018/19
FC Porto
Rio Ave FC
FC Porto
FC Porto
2019/20
FC Porto
Vitória SC
Guimarães
FC Porto
FC Porto
2020/21
FC Porto
FC Porto
FC Porto
FC Porto
2021/22
FC Porto
FC Porto
Boavista FC
FC Porto
2022/23
FC Porto
Gil Vicente FC
FC Paços
Ferreira
FC Porto
NOTA: Se o FC Porto não puder ganhar dez campeonatos nacionais e dez Supertaças, a prioridade deve ser a Supertaça porque é para o FC Porto o "título" mais importante
 OPINIÃO

O que têm em comum Fernando Gomes e José Maria Pedroto
1.º São ambos portistas;
2.º Começaram no FCP, andaram depois pela Federação Portuguesa de Futebol e… (Pedroto regressou ao FCP, Fernando Gomes ainda é cedo para saber);
3.º Ambos só podem viver em exclusivo do futebol, em ramos de actividade ligados ao desporto, porque não sabem fazer mais nada. O que não quer dizer que o que fazem não seja bem feito, ainda que à maneira deles.

Como é que José Maria Pedroto utilizou a sua estadia na FPF em proveito próprio e do FCP?
Pedroto foi jogador do FC Porto clube onde findou a carreira de futebolista iniciando a de treinador. Conflituoso desentendeu-se com o presidente portista Pinto de Magalhães, em 1969, desenvolvendo a sua carreira em Setúbal (1969/70 a 1973/74) com um período (1973 - 1977 em que acumulou com a função de seleccionador nacional), nos últimos anos em conjunto com o cargo de treinador do Boavista FC (1974/75 a 1974/76) e FC Porto (1976/77 a 1979/80). A sua estadia em Setúbal, mas principalmente na FPF permitiu-lhe a tarimba que mais tarde tanto utilizou enquanto treinador do departamento de futebol chefiado por Pinto da Costa. Espírito mesquinho, arrivista e conflituoso, aproveitou os conhecimentos adquiridos enquanto seleccionador de Portugal, ao serviço da FPF, tais como contactos com árbitros, dirigentes de clubes, aproveitando as conversas e tertúlias de Setúbal e Lisboa para informar-se, mesmo de assuntos da vida privada e problemas pessoais, que depois utilizou, quase que fazendo "chantagem", ou pelo menos, utilizando "meias-palavras" dar a perceber que sabia de assuntos comprometedores que podia divulgar publicamente através de terceiros. Era temido por muita fauna futebolística portuguesa que sempre foi de grande debilidade intelectual mas muita "esperteza saloia" (árbitros, dirigentes, treinadores, jornalistas e outros "istas"), fazendo os caboucos da escola (Futeluso) que o seu discípulo Pinto da Costa viria a usar e abusar... usa e abusa! Como Pedroto dizia em relação ao Benfica, com um plantel vasto e de grande qualidade, mas que perdeu para o FCP, ele para justificar a conquista do bicampeonato (1978-1979) afirmou: «em Portugal não é necessário ter os melhores futebolistas para se ser campeão».

Como é que Fernando Gomes (talvez o delfim - ainda sacristão - melhor colocado para suceder ao Papa) pode utilizar em proveito próprio a sua estadia na FPF?
Aproveitando os conhecimentos e percebendo as relações e tensões dentro da FPF e no futebol português. Está a tarimbar para usar e abusar quando chegar ao FC Porto. Se vai ser como Pedroto? Logo veremos! Já não deve faltar muito. Mas quem sabia de Fruta, Corrupção e Putedo (até pagava facturas e fazia contabilidade com o "assunto" como ilustra a escuta do processo "Apito Dourado") era conivente e um elo da máquina portista, há que esperar tudo. Até fazer o que Pedroto fazia. A Santíssima Trindade pode estar a ser revelada: avô, filho/pai e neto, ou seja, Pedroto, Pinto e .....

Esta gente sabe-a toda!

Alberto Miguéns

NOTA: Nunca mais assaltam a Sede da FPF!

Lindo. Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és!



Para todos estes anti-Benfica às claras ou escondidos:

«Quem adormece com cães acorda com pulgas»
3 comentários
comentários
  1. Sublime post!

    E termos o Benfica (presidente e directores) a lutar contra isto, em vez de apoiarem "inequivocamente"?

    Que revolta! Que dor!

    ResponderEliminar
  2. Gostei da ultima frase, foi um remoque com muita classe ao pusilânime do F.Seara, nosso consócio.
    Gostava de recordar as palavras do nosso Presidente-apoio inequivocamente FGomes(para presidente da FPF).Ou grave erro estratégico, pensando poder combater o sistema por dentro, ou pior, uma atroz ingenuidade, no que me recuso a acreditar.A pergunta que se impoe - porque não foi publicamente retirado esse APOIO, e porque não se convencem na estrutura benfiquista que o que está a acontecer neste Futeluso é uma guerra sem quartel, e neste tipo de guerras tudo tem de ser feito para vencer?Leiam dois livros que o PC deve ter na mesinha da cabeceira-"Arte da Guerra" de Sun Tzu e "O Principe" de Maquiavel, e vejam com quem nos confrontamos.Na nossa nobreza e dignidade não cabem trafulhices, mas temos de perceber como pensa o inimigo e antecipar-lhe os passos e fazê-lo provar do seu veneno.Não se esqueçam que a displicência e a mania da superioridade já fizeram cair grandes Impérios, um dos quais o Português.Acorda Benfica!Aproveita os conhecimentos deste Benfiquista A.Miguens e de outros, e com estes alicerces de certeza que deixaremos aos vindouros um melhor e Maior BENFICA!
    Viva ao Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Bruno Paiva31/5/13 14:50

    Mais outro post fantástico !

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail