SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 março 2013

Se Isto Não É Benfica, o Que É Benfica?

06 março 2013 3 Comentários
OPINIÃO

Que grande ideia. Uma ideia dentro do ideal que nos fez nascer em 1904. Recordemos um texto retirado da História do Sport Lisboa e Benfica 1904-1954 de Mário de Oliveira e Rebelo da Silva.

«A preocupação de tornar forte pela união o agrupamento de jogadores e sócios deu a admirável legenda do emblema que figura na bandeira gloriosa do Clube: "E Pluribus Unum" (TODOS POR UM, TODOS PELO BENFICA). E deu também o espírito de família que caracteriza o SPORT LISBOA E BENFICA



Alberto Miguéns  


3 comentários
  1. E pluribus unum não significa todos por um.

    ResponderEliminar
  2. SIM

    Foi um erro, mas eu não alterei - não me atrevi a tanto - o que escreveu Mário de Oliveira.

    A tradição diz que foi Félix Bermudes a sugerir para divisa do Clube a frase latina em 1904. Félix Bermudes em 1929 ao escrever o Hino explica o significado em português: "Todos Por Um!" - eis a divisa.

    Unum é um
    Pluribus é Todos (plural)
    "E Pluribus" pode ser traduzido por "De todos" ou "Todos por". O latim é uma lingua arcaica e da qual não há registos orais, só escritos. A frase só aparece em dois textos, um do poeta Virgílio e outro do pensador Santo Agostinho. apenas se pode interpretar o que quereriam dizer.

    No "caso do Benfica" não há dúvidas. Félix Bermudes ao indicar a frase "E Pluribus Unum" queria dizer "Todos Por Um". De 1904 para 1929 o significado é o mesmo!

    Espero um dia destes fazer um texto no EDB acerca do assunto colocando os dois textos em latim de onde Félix Bermudes retirou a frase, admirável e que tem profundo significado: TODOS PELO BENFICA (só faz sentido ser do Clube se conseguir contribuir para fazer do Clube for um sentimento colectivo)

    Gloriosas Saudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia que tem que ser recuperada em toda a sua extensão e profundidade, por todos os Benfiquistas.

    Abraço

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: