SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20 fevereiro 2013

Obrigado Benfiquistas Bracarenses (e Minhotos)

20 fevereiro 2013 11 Comentários
DECLARAÇÃO
  
Eu apesar de ser natural do Alto Alentejo (Montalvão, freguesia de Nisa no distrito de Portalegre), ter tido infância na Figueira da Foz (primeira localidade onde me lembro de ser do Benfica entre muitos amigos sportinguistas) e, a partir da adolescência, até hoje em Lisboa, primeiro na freguesia da Graça, depois em Benfica, reconheço que os Benfiquistas de Braga (e Minho) têm muito nível. Muitíssimo nível, de fazer inveja a muito "Idiota Útil".

Os minhotos são fervorosos, generosos, galhofeiros, "populares", transparentes, solidários e dedicados. Ou seja, têm características populares (antropológicas) que encaixam que "nem uma luva" nas "características" do Benfica. O Benfica - a sua origem, crescimento e desenvolvimento - é muito "minhoto"! Em termos de sociologia, a capital do Minho é a Luz.

Eu sempre me revi - aprendi e respeito - os Benfiquistas que estão mais afastados de Lisboa e que têm de fazer longas caminhadas e suportar gastos de tempo e capital para estar "mais perto" do "Glorioso". "Mais perto", por que estes adeptos, estando longe, estão sempre por perto! 

Entre todos, os de Braga têm um toque especial. Não foi um acaso, o treinador Eriksson ter pedido à Direcção do "Glorioso" que após terminar o campeonato nacional em 1990/91, que a equipa do "Manto Sagrado" fosse jogar ao estádio 1.º de Maio, na cidade de Braga, em 8 de Junho de 1991 (V 2-0, com o SC Braga, com golos de César Brito e Vítor Paneira). Um "jogo-festa" para homenagear o "Povo do Minho", porque disse Eriksson: "foram eles que mais nos inspiraram para vencer"! Tudo e todos!, acrescento eu!



É mentira! Vocês, bracarenses, não são traidores. São dedicados, honrados na tradição, respeitadores da herança que as gerações anteriores de Benfiquistas vos legou, inteligentes em escolher um clube mítico com expressão universalista e co-responsáveis pela criação de condições para um Benfica cada vez maior, cada vez mais o Clube do Povo, o clube dos portugueses! Obrigado!

Alberto Miguéns

NOTA: Lembrei-me que a única vez que estive na Casa do Benfica em Braga foi aquando do jogo do título, no estádio 1.º de Maio, frente ao Gil Vicente FC, em 25 de Maio de 1994. Ao que sei, esta Sede do Benfica em Braga, praticamente no centro da cidade, está desactivada*. Por falta de condições. Incentivadas por opiniões que legitimam cobardias e violências...

* alguns comentários a este texto indicam que a Casa do Benfica em Braga, pode não funcionar como quando eu a conheci, mas não está desactivada. Antes assim! Melhores dias virão! Para mim é uma boa notícia. Obrigado pela informação.  
11 comentários
  1. quem vos escreve é um Benfiquista de Braga!

    mais do que agradecer as carinhosas palavras, apenas queria salientar que se há coisa que o Benfica me ensinou durante anos é que não há benfiquistas de 1ª ou de 2ª. No fundo todos amamos o nosso benfica!

    O que queria destacar é a ideia que tem passado nos últimos anos, de que a massa benfiquista "bracarense" tem vindo a desaparecer, dando agora lugar ao surgimento de uma nova franja de adeptos intitulada dos "guerreiros do minho".

    sou do tempo em que no velhinho 1º de maio, ia ao colo do meu pai, assistir ás fantásticas tardes de futebol, em que a magia acontecia quando viamos chegar o velhinho autocarro do benfica ao saudoso estádio.

    Hj em dia nada mudou, ou melhor, o que tem acontecido para a mobilização nao seja tão vincada é o clima de grande tensão/violência que acompanha cada vinda do benfica á minha cidade. Portanto se alguma coisa mudou, não foi os adeptos terem mudado de casaca, antes porém, o clima de sadia rivalidade que se vivia antigamente deixou de acontecer (alimentados pela direção do SCB) com motivos óbvios....

    aqui em braga, hj em dia paira o medo, mas isso um dia terá que acabar, tendo nesse aspeto a direção do benfica um papel importante.

    ResponderEliminar

  2. Sou do Minho e com muita honra...
    BENFIQUISTA SEMPRE ate q a morte me separe ..

    Vamos ter pensamento positivo, vamos eliminar o braga e não temer NIMGUEM...

    FORÇAAAAAAAAAAAAAA GLORIOSOOOOOOOOO

    vivaaaaaa o Benficaaaaaaaaaaaaa sempreeeee

    ResponderEliminar
  3. Como Benfiquista de Braga (há quase 30 anos) não posso deixar de agradecer as suas palavras...só faltou acrescentar que estes "selvagens" que agora apoiam os da terra não sabem respeitar as diferenças e coexistir pacificamente.
    Os que são, são SEMPRE. Viva o Benfica!
    Cumprimentos
    P.S- também estava lá a 25 de Maio de 1994 no agora decrépito 1º de Maio. Era pequeno mas na memória ficará sempre aquela invasão de campo/ festa no fim do jogo.

    ResponderEliminar
  4. olhe q não a sede funciona a meio gaz mas funciona esta la sempre a bandeira do glorioso içada [ onde os energúmenos azuis e verdes
    uma vez entraram e fizeram estragos em tudo q era do Benfica] .

    ainda hoje estão impunes esses canalhas ,q mereciam um tratamento especial dado o ocorrido na altura !ate com uma aguia eles fizeram o q lhes apeteceu ! portas pintadas vidros partidos etc. etc. ,onde anda a justiça do norte para estes energúmenos ....
    o mosquito e o salvador vão ter de prestar contas um dia ...

    Deus e grande ..tempooooo

    Benfica sempre

    ResponderEliminar
  5. esta a começar a voltar lentamente a mística do glorioso na cidade de braga ...

    mas atenção q a muitos energúmenos corruptos azuis e verdes metidos em braga a trabalhar ao serviço das MAFIAS azuis e verdes p tentaram virar os Benfiquistas uns contra os outros.

    só assim conseguiriam aquilo q hoje se tem visto em todos os jogos dos de braga PANCADARIA nos adversários seja eles quem forem .

    Ser BENFIQUISTA HOJE em BRAGA E bem PIOR QUE ser BRANCO nas AFRICAS .

    É a consequência de me reger por princípios e valores.

    ResponderEliminar
  6. Casa do Benfica em Braga vandalizada e distúrbios na rua
    Grupo de adeptos do clube minhoto queima águia embalsamada


    Sim. Mas se me conseguem provar que estou errado, sou capaz de pedir desculpa. Agora, se a minha causa está definida, não desisto nunca para mim o Benfica e o meu viver

    Portugal é a minha pátria. Sinto-me muito bem aqui no Minho onde nasci e vivo a perto de setenta anos ,mas uma coisa sei vou morrer como NASCI Benfiquista SEMPRE doa a quem doer sou do BENFICA ate morrer ..

    off.
    também esteve nesse celebre jogo no 1º de maio foi uma loucura ...

    ResponderEliminar
  7. Um grupo de adeptos do Sporting de Braga vandalizou, hoje, a Casa do Benfica, na Avenida da Liberdade, em Braga, tendo retirado do seu interior uma águia embalsamada que foi queimada perante o gaúdio dos presentes.

    A polícia não tem tido mãos a medir para tentar travar as escaramuças entre adeptos dos dois clubes, designadamente no centro da cidade, onde já só se encontram bracarenses, em número de várias centenas

    Pessoas levadas para o hospital
    Pela cidade ouvem-se as sirenes dos bombeiros e do INEM que são chamados para levar pessoas ao Hospital de São Marcos, a maioria - garante fonte policial -- feridos sem gravidade
    ate em crianças os selvagens bateram ..
    com isto e muito mais se passou e não se passa nada neste Portugal dos criminosos....

    ResponderEliminar
  8. Miguens.
    Isso era no tempo de A.S (Antes de Salvador)

    Agora o Xalbador que foi amarrado e cangado pelo Padre das Antas que lhe ministra a hóstia mafiosa, extravasou para os adeptos uma subserviência canina ante o grémio corrupto e um ódio visceral ao Glorioso.
    Mas as coisas mudam. A filial corrupta de Braga está a perder o fulgor e mais época menos época, está de novo a lutar pela manutenção.

    Nessa altura, a raiva assassina dos brácaros acalma e tudo voltará ao normal e fazer do AXA o nosso segundo estádio, assim como reabrir de par em par as portas da nossa SEDE nessa cidade que é e sempre foi...NOSSA !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Sou natural de Braga mas há 4 anos que vivo na margem sul. Também estive nesse jogo com o Gil Vicente e depois invadimos o campo. Foi estupendo!

    O fundador do http://benficaeternoscampeoes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Sou de Braga e sou benfiquista . Gostava muito que a casa do Benfica de Braga reabrisse .

    ResponderEliminar
  11. Serpa mostra o que é; indigno da profissão de jornalista.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: