SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

16 fevereiro 2013

Candeias Às Avessas

16 fevereiro 2013 1 Comentários
OPINIÃO

Os acontecimentos na ressaca do último fim-de-semana, "obrigam-me" a fazer algumas considerações, até porque o que se passou, "apenas" veio confirmar muito do que se tem dito - entre alertas e constatações - aqui neste blogue que tem por único, e exclusivo, interesse defender o Benfica, ou seja "ilustrar" o que, como (e quem quer) prejudicar o Clube e mostrar a grandeza do SLB (chega para defender um clube sem paralelo aqui neste Portugal).

A carreira n.º 11
Quando era miúdo, vivia no bairro da Graça, em Lisboa. Quando brincava pelo bairro e arredores, lembro-me que a “malta” quando passava por Sapadores, coincidindo com a passagem (e paragem) do autocarro da carreira n.º 11 da Carris, causava sempre “burburinho”. Aproveitávamos a coincidência – estarmos em Sapadores em simultâneo com o autocarro n.º 11 - para, dirigirmo-nos ao motorista, com o propósito de fazer um comentário que não vou reproduzir neste texto, apesar de ser publicável, mas malicioso, como muitas das canções da chamada “música popular portuguesa”!  O que interessa é que ao ver “jogar/ simular” o Candeias e depois ver o seu percurso como futebolista constato que, sendo ele o n.º 11 do CD Nacional, as coincidências da carreira dele com a carreira do n.º 11 da Carris são notáveis. Mais uma coincidência, tal como estar em Sapadores no momento da passagem do autocarro da carreira n.º 11!


Vejamos os dois percursos. Um urbano, outro nem por isso!

Carris n.º 11
Candeias n.º 11
Zonas
Bairro
Épocas
Clube
1
PICHELEIRA
2002/03
FC Porto (iniciados)
2
COUCEIRO
2003/04
FC Porto (juvenis)
3
SAPADORES
2004/05
FC Porto (juvenis)
4
ALMIRANTE
2005/06
FC Porto (juniores)
5
LUCIANO
2006/07
FC Porto (juvenis)
6
VALBOM
2007/08
FC Porto/ Varzim SC
7
REGO
2008/09
FC Porto/ Rio Ave FC
8
SETE RIOS
2009/10
Rio Ave FC/ FC Paços Ferreira
9
MONSANTO
2010/11
FCPFerreira/ Portimonense SC
10
CADEIA CIVIL
2011/12
CD Nacional
11
BURACA
2012/03
CD Nacional



O autocarro n.º 11 deixava a Picheleira, passava pelo Rego para terminar na Buraca. Pois Candeias segue o mesmo percurso, começou na Picheleira, passou pelo Rego e terminou na Buraca. Onde está! O autocarro n.º 11 voltava para trás, fazendo o percurso inverso. Candeias também! Não vai levar muito tempo! Nem que seja para jogar nos "Velhos Andróides" reforçando a equipa que conta com alguns ex-futebolistas ex-quase-melhores-do mundo" por que foram considerados pelos media portugueses como "os melhores do Mundo na sua posição": Vítor Baía (com ele enganaram o FC Barcelona); Secretário (com ele enganaram o Real Madrid CF), Bosingwa (com este enganaram o Chelsea FC), Paulo Ferreira (com este enganaram o Chelsea FC), Anderson (com este enganam o Manchester United FC), Lisandro (com este enganam o Lyon), Cissokho (com este enganaram o Lyon), Doriva (com este enganaram a UC Sampdoria), Paredes (para enganar o Reggina CA), Edmilson (com este engaram o PSG), Kostadinov (para enganar o FC Bayern Munique), Hulk (com este enganam o FC Zenit), Sérgio Conceição (para enganar a SS Lázio), Bruno Alves (com este enganaram o FC Zenit). Etc, etc, etc, mais etc, por que mais de cinco dezenas de futebolistas "vendidos" acima do seu "real" valor!


O “Futeluso” é extraordinário. Quando estamos no presente percebemos as ligações das personagens mais influentes e nefastas, na actualidade, ao FC Porto. Estejam em clubes, como treinadores, futebolistas ou dirigentes. Estejam nas instituições, como presidentes, escriturários ou “mangas-de-alpaca”. Estejam nos “media” como directores, escrevinhadores, colunistas, opinadores ou “servidores-de-cafézinhos-ao-chefe”! Quando recuamos no tempo, vamos ter sempre ao mesmo sítio – o maior motor da corrupção em Portugal: o FC Porto! Passa-se com Candeias e outros mais, gente demais! Como diz o adágio popular: “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!”

Assim vai o fantástico "Futeluso"

Alberto Miguéns
NOTA: Quer Candeias, quer o seu “presidente temporário” Rui Alves fazem o “seu papel”. O Conselho de Disciplina, Justiça, trapalhada e meia é que não! Bom! Vendo bem “as coisas” também fazem o seu papel. O papel que alguns esperam que façam e outros sabem que se prestam a fazer. E transformar uma instituição centenária, a Federação Portuguesa de Futebol, nisto:

Nova Sede da FPF - Fazemos Perigar o Futebol

1 comentários
  1. Por quê uma foto tão grande do "artista"? Bastava uma pequenina para ver a "jóia"!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: