A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

08/10/2012

Se a Ignorância Pagasse Impostos...

08/10/2012 + 1 Comentários
OPINIÃO


A poucos minutos do final do jogo de futsal, disputado em Cascais, no pavilhão Guilherme Pinto Basto, entre o GDS Cascais e o SL Benfica, vencido "sem espinhas", por 4-2, pelos futsalistas com o "Manto Sagrado", eis que o comentador da RTP, Pedro Martins "informa" os telespectadores que o nome do pavilhão é uma «justa homenagem a uma das glórias do râguebi do clube» cascaense!

O quê!?! Guilherme Pinto Basto nunca jogou râguebi, muito menos no GDS Cascais. Guilherme Pinto Basto nasceu em 1 de Dezembro de 1864. Estudou em Inglaterra, onde se iniciou no futebol. Quando regressou a Portugal começou - com os seus irmãos, primos e amigos ingleses - a organizar equipas (conhecidas pelo Grupo dos Pinto Basto, apesar de se intitularem Swifts FC), mais tarde, em 8 de Dezembro de 1902 passou a ser designado por CIF (Clube Internacional de Futebol). Além do futebol, com a veterania tornou-se um dos melhores jogadores de ténis, debutando com frequência em Cascais, daí a ligação a esta vila. Para além de ser em Cascais que, em Outubro de 1888, os portugueses jogaram, entre eles, pela primeira vez futebol, pela mão de Guilherme Pinto Basto. Quando este pioneiro português do futebol faleceu em 26 de Julho de 1957, o GDSC fundado em 13 de Maio de 1915 nunca jogara râguebi, pelo menos a nível oficial. Só em 1983/84 iniciou a secção de râguebi. Quase 70 anos depois da sua fundação e 30 anos depois do falecimento de Guilherme Pinto Basto. 

Guilherme Pinto Basto jogador de râguebi? Só entre fantasmas. Ou com Pedro Martins. Ai, ai se não fosse o amiguismo que corrói Portugal?! Livremo-nos da RTP...

Alberto Miguéns

 
1 comentários
comentários
  1. Por acaso não consegue arranjar uma foto desse "famoso" team do Porto? Que cor de equipamento usaram? Cheira-me que não foi o azul e branco...

    ResponderEliminar

Em Defesa do Benfica no seu E-mail