SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

14 outubro 2012

O “Glorioso” No Médio Oriente

14 outubro 2012 2 Comentários


OPINIÃO
             

Estas deslocações do “Glorioso” para longe de Portugal trazem à memória o tempo em que o Benfica, qual “corre-mundo” era o maior embaixador mundial do futebol. Foi assim durante a década de 60 (a par do Santos FC de Pelé) e mesmo durante a primeira metade do decénio seguinte, quando nos anos 70, os transportes aéreos não tinham o desenviolvimento que têm na actualidade, havendo poucos clubes de futebol a receberem (e aceitarem) convites para realizarem jogos nos seus países. O Benfica aceitava jogar em qualquer campo do mundo, nesse tempo em que trocar escudos portugueses por dólares americanos significava importantes encaixes financeiros.



Há cinquenta anos na Arábia
Primeiro no Iraque e Irão
Foi em 6 de Novembro de 1966, há quase 46 anos, que jogámos pela primeira vez no Médio Oriente “depois de ameaçarmos” com jogos no Egipto e na Turquia. Na capital do Iraque, em Bagdad, o “Glorioso” foi convidado a inaugurar uma obra-prima da engenharia civil, de arquitectura inovadora e futurista, o novo estádio de Bagdad, onde o Benfica venceu, por 2-1 (golos de José Torres e Cavém) a selecção da capital iraquiana. Menos de cinco anos depois, em 1971, visitámos o país vizinho. Na capital da Pérsia (actual Irão) realizámos dois jogos no espaço de dois dias (12 e 14 de Janeiro) somando dois triunfos, por 4-0 e 2-0, frente a dois dos maiores clubes do país. Ainda na actualidade. O Persepolis FC é considerado o “Benfica do Irão” contabilizando, em 27 edições do campeonato (historicamente, muitas vezes interrompido devido ao conturbado processo político iraniano) nove títulos (recordista), seis (em 25 edições) Taças do Irão (recordista) e uma Taça dos Vencedores das Taças da Ásia (1991). O Pas SC é o 3.º clube mais titulado de Teerão e do Irão, com 5 campeonatos nacionais e uma Liga dos Campeões da Ásia (1993).


Depois na Arábia Saudita
O regresso à Arábia fez-se na… Arábia Saudita, na capital Riade frente à… Selecção Nacional. Dez anos depois jogámos na 2.ª cidade do país, na cosmopolita Jeddah, porto marítimo do Mar Vermelho, frente ao 3.º clube mais titulado do país (2 campeonatos e 13 Taças), goleando por 4-0 o Al Ahly.

Finalmente nos Emirados Árabes Unidos
No início de Janeiro de 2007 (em 8 e 10) o “Glorioso” foi um dos clubes convidados para disputar o Torneio do Dubai. Nas meias-finais, o SS Lazio eliminou, por 3-1, o Olímpico de Marselha. O SLB empatou, sem golos, com o FC Bayern Munique, mas apurou-se para a final nos pontapés da marca de grande penalidade (4 a 3). Dois dias depois, o FC Bayern Munique assegurou o 3.º lugar, após vitória por 4-3. Na final, após empate sem golos, no desempate vencemos, por 5-4, a equipa da SS Lázio Roma, conquistando a elegante taça Mohammed bin Rashid, nome do principesco árabe que entregou o troféu.


 

JOGOS DO SLB NO MÉDIO ORIENTE
Época
Res.
Adversário
País
Estádio
Cidade
66/67
V 2-1
Selecção Bagdad
Iraque
Al-Shaad
Bagdad
70/71
V 4-0
Persepolis FC
Irão
(Pérsia)
Amjadieh
Teerão
V 2-0
Pas SC
77/78
D 0-1
Selecção A da
Arábia Saudita
Arábia
Saudita
Malaz
Riade
87/88
V 4-0
Al Ahly
Arábia
Saudita
Juventude
Jeddah
98/99
D 2-4
Beitar FC
Jerusalém
Israel
Teddy
Malcha
Jerusalém

06/07
E 0-0
FC Bayern
Munique (ALE)
Emirados
Árabes
Unidos
(EAU)

Al-Rashid

Dubai
E 0-0
SS Lazio
Roma (ITÁ)
10/11
D 0-3
Hapoel FC
Telavive
Israel
Blomfield
Telavive
12/13
?
BaniYas SC
EAU
Baniyas
Abu Dhabi

 
Pela segunda vez nos EAU, com estreia dupla: na capital (Abu Dhabi) e frente a um clube dos Emirados Árabes Unidos.
Eis que chega o histórico dia 14 de Outubro de 2012 (hoje à tarde, pelas 17 horas) com o SLB, o maior “corremundo” do futebol association a defrontar uma equipa de um clube de Abu Dhabi, pela primeira vez – tal como do país que tem esta cidade por capital - em 109 épocas a jogar futebol. O BaniYas SC pode não ser o principal emblema dos EAU, mas é um dos principais clubes desse longínquo país da Arábia. Terceiro clube de Abu Dhabi, é o clube dos nómadas, muitos deles com escala no bairro de BaniYas, localizado nos subúrbios da capital. Bairro cujo nome dá a designação do clube, popularmente designado por Al-Samawi, ou seja, “Céu Azul”.





Que os futebolistas honrem o “Manto Sagrado”, em atitude, cortesia e triunfo. Que se cumpra, mais uma vez, o Benfica.

Alberto Miguéns

NOTA: A Federação "Portuguesa" de Voleibol continua a não respeitar a modalidade, tudo fazendo para a destruir. No seu portal propõem-se acompanhar os jogos, mas são sempre os jogos do SC Espinho, Esmoriz GC ou Leixões SC. Na 2.ª jornada acompanharam o SC Espinho vs SC Marítimo e o Castelo da Maia GC vs Esmoriz GC. Na 3.ª jornada será o SC Espinho vs Clube K e Esmoriz GC vs Leixões SC. A "treta" habitual. Mudem o nome para Federação Portista de Voleibol. Poupam no símbolo e sigla...
2 comentários
  1. BOM DIA SR.ALBERTO MIGUÉNS,EU LI NA EUSÉBIO ENCICLOPÉDIA QUE O BENFICA REALIZOU UM JOGO EM NOVEMBRO DE 1966 EM BAGDAD NO IRAQUE, AGORA NÃO SEI SE FOI COM A SELECÇÃO IRAQUIANA OU UMA SELECÇÃO DE BAGDAD EM QUE GANHAMOS 2-1, GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE OU NÃO. COMO NÃO FALA EM NENHUM JOGO REALIZADO NO IRAQUE NO QUADRO EM CIMA.
    OBRIGADO

    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Lima

      Tem razão. O Benfica estreou-se no Médio Oriente em Bagdad vencendo, por 2-1, a selecção de Bagdad. Uma inoportuna gralha (a impressora "ignorou" a primeira linha) quando listei os jogos, na Base de Dados, na "Ásia - Médio Oriente". Imperdoável. Ainda bem que colocou a questão. Apesar de eu ter ficado com a ideia que o Benfica tinha jogado em Bagdad como não foi listada não liguei. Estive mal. Questione sempre, pois este tipo de dúvidas, ajuda sempre a encontrar erros.

      Gloriosas Saudações Benfiquistas

      Alberto Miguéns

      Eliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: