SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 julho 2012

É o Benfica… Estúpido!

06 julho 2012 3 Comentários

OPINIÃO

Diário de Notícias; página 36; 5 de Julho de 2012


Destaque da mesma entrevista


Eis de novo, e mais uma vez, Pedro Proença (PP). P'r'aí na cena… 112 depois de ser conhecida a sua escolha para arbitrar a final da Liga dos Campeões, em 19 de Maio de 2012, há cerca de dois meses.

Não vale a pena insistir no assunto Proença até porque muito se vai falar dele, incluindo ele... dele próprio. Como se não conhecêssemos os Narcisos.

Mas para acabar de vez a questão – porque quase tudo ficou escrito ontem e só voltaremos ao assunto quando houver uma Proençada (e ela, infelizmente não vai demorar), até porque em 72 jornadas - 30 na I Liga e 42 na II Liga – estamos mais expostos às Proençadas.

“Fala-se mais do Benfica” porque PP abusa do apito para prejudicar o Benfica. Vai manter-se – porque já não pode aumentar - a dualidade de critérios;

PP como é um protagonista vai sempre encontrar modo de ter protagonismo. Muito vai palrar em 2012/13;

PP vai sempre justificar os “roubos” ao Benfica. Inventará ele: E também prejudico os outros, mas esses não se queixam. O futebol é um jogo em que todos erram, mas só eu estive nas duas principais finais da UEFA. 

Isto ainda vai acabar mal. E há dois lados: Benfica e Proença. Vamos ver para que lado.

 Há muito que circula na "rede virtual" esta transcrição de uma escuta do Apito Dourado.O EDB vai procurar uma cópia da transcrição original feita pela PJ.


"Nas vésperas do encontro que decidiria a Supertaça da época de 2003-2004, o presidente do FC Porto preocupava-se em saber quem seria o árbitro que iria dirigir o confronto que poria frente a frente FC Porto e União de Leiria. Assim sendo, nada como obter informações junto de Pinto de Sousa, o presidente do Conselho de Arbitragem.

Pinto de Sousa: - "É...mas vou devagarito, pá, calmamente...vou falar com o Pedro Proença!"

Pinto da Costa: - "Vais?"

Pinto de Sousa: - "...grande jogo em Guimarães, pá! Vai fazer um grande jogo!"

Pinto da Costa:- "Com recado para não expulsar ninguém."

Pinto de Sousa:- "Eh! Eh! Eh!"

...Nove dias mais tarde, em 11 de Agosto de 2003, no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, Pedro Proença seria de facto o árbitro da Supertaça. O FC Porto venceria por 1-0, golo de Costinha aos 55 minutos..."

Até aqui nada fora do normal pelo que sabemos, podia ter sido um pedido para uma final, Pedro Proença ser um homem de coluna vertebral e fazer a sua obrigação com isenção: mas não; quem procurar os relatos da actuação de Pedro Proença nesse jogo, vê que a apreciação à arbitragem foi negativa; com benefícios para o FC Porto naturalmente. O golo do FC Porto foi obtido por abalroamento ao guarda redes Helton (o mesmo!) do UD Leiria dentro da pequena área. Ah! E existiu uma expulsão...para o União de Leiria como seria de esperar (aos 70' o defesa João Paulo).

JÁ CHEGA DE PROENÇA

Alberto Miguéns


NOTA1: Ontem, depois de concluído o texto, coloquei esta nota. Como eu gostava de saber (até pagava) se os árbitros através dos auriculares só recebem informações dos auxiliares e quarto árbitro ou se… de mais alguém junto a televisores ou escondidos nas tribunas. Acredito (pouco) na versão oficial…

NOTA2: Mantenho, mas clarifico. A nível interno não me parece que haja “interferências”, mas já não penso o mesmo dos dois jogos das meias-finais e final da Liga dos Campeões e em todos os 38 encontros do Campeonato da Europa. É que fiquei com a impressão que depois de alguns daqueles erros que ninguém consegue corrigir (porque a decisão tem de ser tomada num ou dois segundos, pois depois deixa de se poder voltar com o jogo atrás…) o árbitro passou a “proteger”, sempre que podia, a equipa que acabara de prejudicar. O mais certo foi ter sido impressão minha…
3 comentários
  1. Muito bom.

    Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer elemento da equipa de arbitragem, incluindo o 4.º árbitro, está expressamente proibido de ver qualquer lance na transmissão televisiva e decidir em função disso. São determinações do International Board, a autoridade máxima na arbitragem mundial

    ResponderEliminar
  3. Pois..sabem que mais?Estou farto desta merda,Somos um clube tao grande,o maior do mundo,clube do povo blah blah blah e anda aqui um cagalhao destes a gozar com a nossa cara e ninguem tem a coragem de pelo menos lhe aquecer o focinho.Farto..Farto disto! desculpem o que vou dizer mas nos tornamo nos num verdadeiro clube de merda,ninguem nos respeita.È o resultado do dar a outra face, levamos uma,damos a outra face levamos 2.Saudaçoes de um gajo que esta com a alma a doer

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: