SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

27 abril 2012

Vender a Alma Por Meia Dúzia de Euros

27 abril 2012 5 Comentários

OPINIÃO

É incrível como não há publicação que divulgue a história do Clube que não tenha erros e erros graves. A última é a colecção de cromos de Eusébio distribuídos pelo jornal “Sol”.



Erros aos molhos
São erros em catadupa, mas como o EDB não é errata de qualquer publicação, vamos apenas ilustrar com um os mais de vinte erros, que de relance (sem consultas a comparar valores) podemos constatar. 



Eusébio não chegou a Portugal em 17 de Dezembro, mas sim dois dias antes a 15
O erro que vamos denunciar não é um “grande erro”, mas não deixa de ser um erro. Escolhemos este porque é fácil de mostrar que é… erro. Ao contrário de outros – como as estatísticas – onde não é possível, com facilidade, mostrar o erro e o que está certo. Neste caso é mais fácil.

Imagem obtida, gentilmente, por Guarter Fatia

Imagem obtida, gentilmente, por Gualter Fatia


As páginas de “A Bola” denunciam o erro
Como se prova com as fotografias que publicamos, na página 4 de “A Bola” de 17 de Dezembro de 1960 é publicada uma entrevista onde se diz explicitamente:



Se é anteontem, é a 15 de Dezembro. Como é possível “A Bola” publicar uma entrevista com Eusébio num número que estava nas bancas na madrugada de 17 com um jogador que chegou nesse dia? E escrever que chegou anteontem. E chegou! Chegou ao aeroporto de Lisboa, em 15 de Dezembro de 1960 pouco depois das onze horas da noite. “Quase” a 16!

A história do “Glorioso” é a sua alma
Na actualidade é importante vender a história do Clube, pois todo o dinheiro é importante para alimentar uma “máquina” super gastadora (um sorvedouro de resmas de euros) como é a SAD. Não havendo alternativa, há que sacar o máximo possível. Mas… isso deve responsabilizar (ainda mais) a BENFICA SAD. Porque vender a história do SLB (que não é a SAD) já é questionável, mas deixar enxovalhar a história do Benfica é vergonhoso. E irresponsável, porque denigre as gerações que nos fizeram grandes para que nós, hoje, possamos “gastar à tripa forra”… Mais respeito pelo passado.

O “problema” destes erros históricos, vergonhosos e sistemáticos, deve-se à falta de Cultura Benfiquista que há na BENFICA SAD (que está pejada de sapóides e outros óides). E é a BENFICA SAD que vende a cultura/ história do Clube, do SLB que está há 39 507 dias a fazer história, ou seja desde 28 de Fevereiro de 1904.

Alberto Miguéns

NOTA: Em breve no EDB vamos opinar acerca do futuro Museu, onde estes erros vão ser replicados, ampliados e “valorizados”. Para que é que serve (e a quem serve?) o futuro Museu do Benfica? Para que deve servir sabem os Benfiquistas!
5 comentários
  1. Miguéns = arquivo vivo e sempre actualizado.
    Não há um "pintelhinho" por mais "pintelhinho" que seja...que lhe escape !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sempre a fazer um enorme serviço Benfiquista! Parabéns!
    Um Glorioso abraço!

    ResponderEliminar
  3. Estou ao mesmo tempo curioso e receoso par ver o novo museu. Curioso pois parece-me que o espaço escolhido não podia ser melhor.
    Receoso, pois se as ultimas publicações oficiais são exemplo, temo pela completa falta de rigor que vai sair dali.

    Espero sinceramente que se faça o esforço de acertar com rigor no que se quer transmitir..

    Mas também, de malta que mete no site oficial que o primeiro mandato do presidente actual foi para construir o estádio...

    ResponderEliminar
  4. Caro Danilo Oliveira

    Veja bem a "luta" que foi para o espaço escolhido ser esse, num texto aqui no EDB em 28 de Outubro de 2011.

    Saudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
  5. Cultura Benfiquista?

    Mas se o presidente nunca a teve como exigi-la aos outros.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: