SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

13 janeiro 2012

Contra Factos Não há Argumentos

13 janeiro 2012 2 Comentários
ESTATÍSTICAS
(SE NÃO SE INTERESSA PELO ECLECTISMO AVANCE PARA A NOTA FINAL)
            
     
No último fim-de-semana tivemos em actividade quase todas (onze das 13) as equipas seniores, masculinas e femininas, das várias modalidades, para além de mais… 58 (em oito modalidades) do sector de formação. E ainda atletas de modalidades “mais individuais”.

Do eclectismo pisca-pisca…  
Há quem (dirigentes do Sporting CP com a conivência dos media) afirme que é o clube mais ecléctico. Historicamente usam as modalidades como estratégia. Em termos de continuidade – para além do futebol - só têm três desportos praticados ininterruptamente: Andebol, Futsal (ex-Futebol de Cinco) e Ginástica. Em conluio com os andróides têm o Basquetebol suspenso e o Hóquei em Patins como secção autónoma não a podendo assumir. O desporto é para ser praticado, as modalidades para serem pilares de grandeza, não é para fazer política. Às vezes têm, outras não: eclectismo à moda do pisca-pisca.

… ao concentrado ecléctico
Há quem (Pinto da Costa com a subserviência/ complacência dos media) tenha reduzido o número de modalidades e acordado com os sapóides (via Projecto Roquette) complementaridade para competir com o Benfica. Já praticaram praticamente todas as modalidades, deixam-nas cair conforme interesses estratégicos. Talvez a única que nunca praticaram seja o Futsal. Mas… também não podem… Não é!

Baluarte das modalidades
E há quem (o Benfica) pratica mais modalidades, há mais tempo, a maior parte delas ininterruptamente desde a sua introdução como desportos de competição em Portugal. Actualmente contamos com 17 modalidades diferenciadas.

Baluarte da formação desportiva ecléctica
Não há nenhum clube em Portugal a movimentar seis dezenas de equipas em oito modalidades colectivas (Andebol (7), Basquetebol (9), Futsal (5), Futebol (16), Hóquei em Patins (6), Râguebi (4), Ténis de Mesa (7) e Voleibol (4). Para além de formação no Atletismo, Ginástica/ Artes Marciais/ Desportos Combate e Natação.

Baluarte do desporto feminino
Não há nenhum clube em Portugal com equipas femininas em quatro desportos (Basquetebol, Futsal, Râguebi e Ténis de Mesa). E, ainda, em Atletismo, Canoagem, Ginástica, Golfe, Natação e Triatlo.

Tanta vitória: dez em onze jogos (ai o nosso râguebi masculino, ai, ai,…)
Mas… não é só nas cifras numéricas que se faz sentir o poder do Eclectismo Benfiquista. É, também, nos magníficos resultados que os nossos gloriosos atletas conseguem. Na derradeira semana apenas a equipa masculina de Râguebi destoou ao não conseguir vencer.

DIÁRIO SLB

TÁBUA CRONOLÓGICA/ DIÁRIO DO SLB/ JANEIRO.2012
Dia SLB
N.º
JAN
Dia
Acontecimento




39 396




7
HP
Jg 4012 ESmHP; V 13-4; VCR Gulpilhares; CNID; 10.ª J; SLB (1); C
BAS
Jg 3722 ESmBs; V 90-72; FC Barreirense; CNID; 12.ª J; SLB (1); C
RAG
Jg 1563 ESmR; D 14-38; AEIS Agronomia; CNID; 13.ª J; Sobreda da Caparica; C
RAG
Jg ESfR; V 6-0; CR Bairrada; CNID; 7 (9).ª J; Sobreda da Capaica; C
FTS
Jg ESfFs; V 4-0; Vila Saloia; CDIDH; 13.ª J; Pav. Serra das Minas; F



39 397



8
FUT
Jg 4870 ESmFt; V 4-o; UD Leiria; CNIL; 14.ª J; Municipal (Marinha Grande); F
AND
Jg 2837 ESmA; V 31-18; Selecção Angola; Particular; Pav. Centro Desportivo JuveLis (Leiria); N
VOL
Jg 1745 ESmV; V 3-0; SC Caldas; CNID; 13.ª J; Pav. E.S. Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha); F
FTS
Jg 691 ESmFs; V 4-1; União P. Venda Nova; TP; 1/16; Luz (2); C
BAS
Jg ESfBs; V 60-40; Odisseia Basket; CNIID; 12.ª J; SLB (1); C
39 398
9
SAD
Foram transaccionados 1371 títulos, com as acções da Benfica SAD a valorizaram 19,35 %, terminando o dia com o valor de 0,74 euros
39 399
10
BIL
Jg 1632 ESmBil; V 3-1; Ginásio Clube Sul/A; CNID/ zs; 1 (2.ª) J; Salão SLB; C
NOTA: Os jogos das equipas femininas não estão numerados por não haver, no EDB, registo histórico completo.

E houve dois plantéis seniores “inactivos”
O fim-de-semana só não foi TOTAL porque, devido a questões de calendário, houve duas equipas que não competiram, devendo retomar a competição nos seguintes dias:

PRÓXIMOS JOGOS DAS EQUIPAS SEM COMPETIR NO ÚLTIMO FIM-DE-SEMANA
Dia SLB
N.º
JAN
Dia
Acontecimento
39 403
14
TM
Jg 1569 ESmTM; O 0-0; ACM Coimbra; CNIID/zs; 7.ª J; Sala Oliveira Ramos/ SLB; C
Dia SLB
N.º
FEV
Dia
Acontecimento
39 438
18
TM
Jg ESfTM; O 0-0; CSD Câmara de Lobos; CNIID/zs; 7.ª J; Sala Oliveira Ramos/ SLB; C
NOTA: Os jogos das equipas femininas não estão numerados por não haver, no EDB, registo histórico completo.

Mas… há mais
E ficaram “de fora” por não formarem equipas para jogos: Atletismo (masculino/ feminino), Canoagem (masculina/ feminina), Desportos de Combate (masculino/ feminino), Ginástica (masculina/ feminina), Golfe, Natação (masculina/ feminina) e Triatlo (masculino/ feminino). Além da equipa de Bilhar/Pool feminino por falta de informação.

Competições e competidores questionáveis
Em Portugal, manter modalidades desportivas em competição é muito caro, porque os quadros competitivos são uma falácia. Existem três clubes – se bem que com “pesos diferenciados” como já foi indicado no início deste texto - que têm no seu associativismo (e visibilidade) o suporte financeiro das modalidades e os outros que dependem do erário público que é deslocado – via autarquias – para clubes que até, em tempos, conseguiam pagar aos seus adeptos para comparecerem nos pavilhões! Ridículo! Além disso as competições (em termos de espectáculos) não são atractivas porque não geram espectáculos com interesse e até com dignidade, muito por culpa das Federações/ Ligas que cheios de “tachistas”, sôfregos dos subsídios estatais vegetam entre delegados e árbitros numa espécie de “mete nojo” nauseabundo.

Que caminho?
Há algum tempo que o Benfica deveria ter tentado colocar algumas modalidades a competir nas Ligas profissionais de Espanha (ao que sei, por exemplo no Hóquei em Patins, era possível). Seria um bom “balão de ensaio” para ir colocando as nossas equipas, pois teríamos nos nossos pavilhões espectáculos muito mais dignos do que os que vamos vendo por lá! Além disso, o Benfica abria um mercado que até o futebol poderia beneficiar. Cada vez me convenço mais – até pelas dificuldades económicas que na Europa, face à globalização, já se percebe que são estruturais, e não de conjuntura como nos vão querendo fazer crer – que em breve só um Campeonato Europeu de Clubes com 22 a 24 clubes (42 a 46 jornadas nas 52 semanas que completam um ano civil) permitirá manter os melhores futebolistas na Europa, face aos países emergentes que também adoram futebol: Brasil, China e Rússia.

CARREGA BENFICA!

Alberto Miguéns

NOTA: A eleição de Mário Figueiredo – que de palerma nada tem – além de justificar o alerta de António Oliveira, acerca do poder da Olivedesportos, vai trazer uma frente de metralha sobre o Benfica.

Na FPF que manda, no futebol jogado, está o portista Fernando Gomes (com o justiceiro Herculano Lima) para jogar a dança que Pinto da Costa quer que se dance.

Na LPFP (agora que apenas organiza burocraticamente as competições) e… tem poder acerca dos contratos televisivos está… lá para jogar a dança que Joaquim Oliveira (extensão de Pinto da Costa) quer que se dance.

Em breve o EDB voltará ao assunto depois de… fazer umas pesquisas…. junto de maritimistas amigos do... EDB






2 comentários
  1. off-topic

    e possivel fazer-se uma pesquiza sobre o porto canal e os seus tentaculos [sera verdade que esse canal e pago pelo erário publico]

    INVESTIGUEM sff ok...
    srs António Melo e Alberto Miguéns

    muito obrigada
    karlos

    ResponderEliminar
  2. A diferença é que usaremos a lógica e a razão com serenidade, em vez do irracionalismo, credulidade e o fanatismo dos ditos corruptos do sistema..

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: