SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

17 janeiro 2012

Aldrabices (Mais Uma Serpada)

17 janeiro 2012 4 Comentários
OPINIÃO
           
Que os jornais em Portugal informam mal acerca de assuntos do dia-a-dia sabemos todos. Por isso damos o “desconto” quer porque presenciamos o acontecimento (e sabemos que não foi “bem assim” como eles relatam) ou não estando lá, como já “sabemos o que a casa gasta” damos-lhes um valor relativo: o que é dito, ouvido ou visto é, apenas mais uma opinião, que vale o que vale. Os jornalistas e os jornais (tal como o resto dos media), em Portugal, e infelizmente, têm pouca qualidade e credibilidade. Servem mais para influenciar que para informar.

Tratar os assuntos com os pés
Mas, há um tipo de (des)informação que não pode passar impune. É o caso da divulgação de valores estatísticos que envolvem os clubes e os seus atletas. Se querem dar esse tipo de informação devem fazê-lo com correcção respeitando as entidades ou personalidades que estão a “classificar”. É vergonhosa a forma como a generalidade dos media desrespeitam o rigor.

“A Bola” é uma vergonha
Um dos jornais com pior informação acerca da estatística relacionada com os jogos e jogadores é “A Bola”. Chega a parecer patético como se pode ter tanto desprezo por quem lê o jornal e por quem (jogadores, equipas e clubes) contribui para que tenha informação.

Que “brincadeira” é esta?
Na edição de 10 de Janeiro de 2012 – mas já várias vezes o tinham feito e vão continuar a fazer - o jornal publicou as seguintes listagens.

Jornal "A Bola" 10 de Janeiro de 2012 Página 4

É inacreditável… mas é verdade!
Para que gastam eles tempo e papel se não conseguem apresentar dados correctos. As incorrecções são muitas. Na tabela dos melhores marcadores do Benfica no campeonato nacional (Top 20 na Liga), em 20 goleadores, há 14 erros (golos que são retirados ou golos que são “dados”) e duas omissões, uma delas de Rui Águas. Não é possível estar a mostrar – mas pode ser feito – todos os golos de todos os 20 jogadores onde se verificaria que “A Bola” é aldrabona. Temos mais que fazer. Mas as omissões já são mais fáceis de denunciar, até utilizando informação do mesmo jornal.

Cadernos d' A Bola 1994-95 Página 29


Que “brincadeira” é esta (parte II)?
Na publicação “Cadernos d’ A Bola” referente à temporada de 1994/95 foi publicada a ficha do jogador Rui Águas, na qual se pode ler que, de "Manto Sagrado", o nosso goleador marcou 77 golos no campeonato nacional. Não é difícil fazer as contas: 10 + 13 + 12 + 25 + 5 + 6 + 6 = 77. E está correcto. Então se marcou 77 golos – e n’ A Bola pelos vistos deram por isso quando ele jogou pelo “Glorioso” - porque não aparece na listagem publicada em 10 de Janeiro de 2012 no grupo dos goleadores em 13.º lugar com 77 golos!? Qual o interesse em retirar Rui Águas da lista!? Quem é responsável por confundir Rui com José?! Foi deliberado?! Foi por negligência!? Deixem de ser pat-têtas... até porque a informação que disponibilizam é paga por quem vos paga!

Tenham vergonha
Os responsáveis por "A Bola" vão transformando um jornal respeitável num pasquim, pelo menos nas estatísticas é um PASQUIM. Seja por negligência, falta de rigor, falta de respeito pelo Benfica e pelos jogadores, faltar à verdade ou tudo em simultâneo é uma trapalhada. As informações são incorrectas, limitando-se a enganar o público, porque, meus caros (e bem caros, porque o que é lixo nada vale, nem 85 cêntimos do euro) nem pensem que conseguem enganar a história!

Influência negativa para os leitores
Os erros são muito graves, mas as omissões são inaceitáveis, porque influenciam as estatísticas de quem lê, colecciona, arquiva e depois divulga viciando a informação. Repetem-se estes erros à exaustão. Passam de uns para outros, sempre com tendência para aumentarem, pois só por sorte é que qualquer negligência corrige um erro. As tabelas publicadas na imprensa e copiadas para particulares ou outros órgãos da comunicação social estão viciadas. Mantê-las é errar. Copiá-las é perpetuar o erro.

As estatísticas de A Bola podem não ser auditadas pelas agências de notação, mas valem… LIXO.

Alberto Miguéns

NOTA1: Na pomposa tabela “Top 20 absoluto” os erros agravam-se, como seria de esperar, por aumentarem os valores. Apenas Cardozo está correcto (estava certo, porque entretanto já elevou a contagem para 117 golos, tal como na outra lista já marcou 79 golos). Há por isso 19 erros e uma omissão: Vítor Silva com 150 golos (13.º melhor de sempre) numa Tabela de Verdade não nas Tabelas Lixo-adas de "A Bola".

NOTA2: Como é evidente as publicações, porque se fazem passar por tal, deveriam ser mais rigorosas e criteriosas honrando os clubes e os seus jogadores. Só que não respeitam esses valores. Mas, o Benfica, enquanto clube, também não fica bem na fotografia. Actualmente o Clube tem recursos físicos (instalações "instaladas") e humanos (funcionários pagos) para produzir e certificar informação correcta, rectificar erros, ratificar cifras e uniformizar critérios para que em "qualquer ponto da plataforma de comunicação do Benfica" não se reproduzem e divulguem valores errados copiados de quem erra e não erra pouco. Mas prefere-se deixar ao critério de cada um a obtenção - cópia - de informação, ou seja, os responsáveis (não quem procura porque necessita de (des)informação para (des)informar) são coniventes e cúmplices na viciação dos valores. Talvez... uma questão de sensibilidade. Que importância tem divulgar o que está correcto. Mais golo, menos golo... Mais título, menos título... Mais isto, menos aquilo...

NOTA3: Para provar que se trata de má imprensa generalizada, e não de “perseguição às estatísticas do Benfica” depois de passar o jogo com o CD Santa Clara (que é de facto o mais importante, amanhã e depois) vamos abrir uma excepção no EDB “defendendo” os valores de outro clube, mas desta vez adulterados por outro jornal, o impagável Reco-Reco da Cofina, ou melhor Record.






4 comentários
  1. Segundo o ZeroZero o João Vieira Pinto marcou 64 golos pelo nosso Benfica no Campeonato Nacional, ou estarei errado?
    Se estiver certo não estaria ou deveria estar também nessa lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. João Pinto tem 64 golos em 219 jornadas disputadas. No texto afirmei que há duas omissões, uma é o Rui Águas e a outra... João Pinto.

      Claro que devia de estar lá. Não está na lista de A Bola, mas está na lista da nossa história. A Bola não faz história.

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  2. É necessário restaurar a democracia. O povo é o soberano e não pode andar com uma corja às costas a destruir-lhe qualquer possibilidade de ter uma vida decente...

    ResponderEliminar
  3. O poder ERC perdeu (se alguma vez os teve) o pudor e a respeitabilidade.

    zz

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: