A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21/06/2011

NUNO GOMES E O CAVALHEIRISMO

21/06/2011 + 8 Comentários
                                                              " A SANTA ALIANÇA"   





Que a esmagadora maioria, do Universo Benfiquista, ficou desagradada com a forma como terminou a ligação de Nuno Gomes enquanto jogador, ao Sport Lisboa e Benfica, parece-me ser um facto inegável.
É assunto nosso, de concordâncias e discordâncias familiares, não é assunto para ser abordado por militantes anti-benfiquistas, sem vergonha, sem memória e sem moral.
É o caso de um verdadeiro "suíno intelectual" de pena curta, que dá pelo nome de Duarte (I)M(u)oral, que ninguém se lembra de ter tomado posição, quando o seu clube desprezou e humilhou, Manuel Fernandes e Rui Jordão, nem sequer comunicando a dispensa, via telefone, como agora acusou o Benfica de ter feito com Nuno Gomes.
Também Rui Rangel no mesmo pasquim, o Correio da Manha e não da Manhã, diz: sigam o exemplo do Fcp e logo me veio à memória, Fernando Gomes, obrigado a apresentar-se nas Antas até à data de fim de contrato,embora já dispensado e a caminho do " Rival Sucursal" de Lisboa, o clube do animal de "engorda e de vistas curtas", que há pouco mencionei. Lembrei-me também de Jaime Pacheco e de Sousa.
Como dizia (I)m(u)oral, o Real Madrid fez uma conferência de imprensa, quando Raul Gonzalez saiu para a Alemanha, "O Benfica devia aprender com estes gestos". 
Sr Rangel e (I)m(u)oral,conseguem ver um cisco nos olhos dos outros, mas a floresta que entra nos vossos próprios olhos pássa-vos ao lado.
Miopia e nanismo intelectual ou moral? Memórias vegetativas?
Pior. Maçãs podres.

                                                António Melo
Ler Mais ►
12/06/2011

NOTA DE RODAPÉ

12/06/2011 + 6 Comentários


NÃO PUBLICAREMOS MAIS COMENTÁRIOS QUE NÂO VENHAM IDENTIFICADOS:
BENFICA É CORAGEM;FRONTALIDADE E VERTICALIDADE: NÃO PODE HAVER UM CLUBE RESPONSÁVEI; SEM PESSOAS QUE SE RESPONSABILIZAM PELO QUE DIZEM:
QUEM ESCREVE ASSINA OS TEXTOS:

CALOROSAS SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS



ANTÓNIO MELO E ALBERTO MIGUÉNS
Ler Mais ►

PONTO FINAL

+ 7 Comentários
                                                                   Ponto final

Respondo por delicadeza e formação democrática e benfiquista, a algumas considerações, aqui deixadas por alguns amigos.
Começo obviamente por responder ao companheiro Alexandre, que malévolamente põe na minha boca (texto) palavras e ideias que não proferi.
Em nenhum momento defendi, ou disse pertencer ao Benfica da verdade única. Basta ver o comentário final, dizendo que apoiar não é dizer amen a tudo o que emana do Presidente ou da direcção,mas sim apresentar outras formas de gerir e agir.
Diz o Alexandre,para marcar a diferença, que respeita todas as formas de viver o benfiquismo. Bom, se eu não respeitasse,teria publicado o seu post?
Não lhe disse, que não aceitava uma lição de benfiquismo por ter uma opinião diferente, disse que não aceitava, porque se limitou a apelidar a minha de parola, sem que tivesse exposto a sua, apontando caminhos para mudar o estado de degradação ética a que chegou o desporto em Portugal. Mas, não aceitando lições de Benfiquismo, também não lhas dou. O Benfiquismo não se dá. Tem-se.
Fala agora,neste segundo post,ao qual respondo, que as medidas drásticas são o insulto ao adversário. Que insulto?
É insulto dizer que contrataram prostitutas para fazerem favores sexuais aos árbitros e assim terem a vida facilitada dentro do campo?
É insulto dizer que ofereceram viagens de férias a árbitros, para pagar favores já feitos,dentro dos campos de futebol?
É insulto dizer que as escutas são claras e evidentes no que ao controlo das arbitragens diz respeito?
É insulto dizer que um pedregulho foi arremessado para dentro do autocarro da equipa do Benfica, tendo o jogador Aimar, corrido risco de vida?
É insulto, dizer que o carro do Presidente LFV foi apedrejado no único túnel que não tinha vigilância policial? Como é que eles  sabiam que aquele era o único não vigiado?
É insulto dizer que os árbitros iam guiados por Pinto da Costa até sua casa para serem "industriados", para prejudicar o Benfica e beneficiar o Porto?
É insulto dizer que Fernado Gomes ,actual presidente da liga era solicitado no sentido de arranjar lugares para as prostitutas verem os jogos, antes ou depois de servirem sexualmente os árbitros, a mando do Futebol Clube do Porto?
É insulto dizer que no túnel das Antas o Benfica teve de se equipar, porque o bálneário estava impregnado de um produto tóxico?
É insulto dizer que um tal "guarda Abel" era o homem de mão de Pinto da Costa nos anos 90 e que agrediu um Presidente do Benfica, Jorge de Brito.



video

O Guarda Abel, outro inocente


É insulto dizer que Pinto da Costa que se apregoa católico e temente a Deus, enganou o Papa João Paulo II, apresentando a concubina Carolina Salgado, com quem viveu 6 anos maritalmente, como sobrinha,fazê-la acompanhar pelo dito guarda Abel, no seio da claque portista,chamar-lhe primeira dama e menos de um ano depois tenha dito que não passava de uma prostituta, quando ela delatou os crimes de corrupção e tráfico de influências, comprovados em escutas que não valeram em tribunal,mas que nunca foram contestadas no seu conteúdo?
Isto é ódio? Não estará a confundir com indignação, ou não sabe o que é?
Onde é que eu não disse o nome do clube se até acuso a direcção do Benfica de ter a trabalhar dentro do clube um individuo que diz que  o :"Fúbol Clube do Porto é a minha religião" de seu nome Jorge Gomes?
Depois, pergunta se eu não percebi que o comentário que fez era um post, que nem sequer sabia se ia ser aceite? Mas, então depois de ver que foi aceite, vem falar de pluralismo e verdade única?
Sabe o que são medidas drásticas?  Eu digo-lhe:
É em presença de um pedregulho entrar no nosso autocarro, já não haver jogo porque a direcção do Benfica manda o autocarro voltar, PARA TRÁS. Depois passa num hospital e exige um relatório médico do estado psicológico do Aimar. Você falou com ele depois desse episódio? Não, mas eu falei e sei como ele sentiu
medo.Sabe o que são medidas drásticas, é um jogador nosso levar com uma bola de golfe na cabeça,como aconteceu em Braga (Carlos Martins) e ao Roberto nas Antas e já não se levantar.
Tinha de acabar o jogo com derrota do adversário como a UEFA fez em Itália.
Sabe o que são medidas drásticas, é os adeptos não irem ver o Benfica fora, para não pagarem bilhetes a 50 euros pelos campos deste pais e não irem alimentar quem nos trata mal. Sabe quanto pagam os adeptos do Futebol Clube do Porto 10 euros para o mesmo sitio. (Foi assim há dois anos no Leixões e o ano passado nas Antas foi o que pagaram os adeptos do Braga, no estádio do Porto).
Sabe o que são medidas drásticas é o Benfica pagar a multa por falta de comparência em todas as modalidades em que o Futebol Clube do Porto participa, cada vez que os jogos são nas Antas e perder os três pontos. E fazê-lo, até que o poder politico e judicial deste país não faça como o avestruz e finja que não conhece os comportamentos deste clube e do senhor Pinto da Costa em particular. Ou não viu o que se passou no Hóquei, no Basquete e no Andebol?
Agora pergunto-lhe. Isto é ódio? Ou será antes não perder a dignidade e não permitir ser enxovalhado?
Não será sim, marcar uma posição de força para que tudo se passe de forma limpa e transparente? Ou acha que o Futebol Clube do Porto se trata de um clube sério, que não faz batota?~
 BATOTA ? QUAL BATOTA? ISSO FOI NOS ANOS 40                                                            
 PARA  NÃO  DESCERMOS DE DIVISÃO


Diz,irónicamente na sua resposta: - Só podemos discordar de si se apresentarmos um programa de acção alternativo à corrupção e violência no futebol!?
O que lhe parece? Discordar de uma ideia presupõe ter outra não?
Que diz a isto?

video

TANTO ÓDIO NÃO É ALEXANDRE?

Ou será a contemplação e a passividade uma forma de operar mudanças?
Caro amigo, pode não concordar com nada,mas dê-me uma alternativa. Pode ser que passe a concordar consigo. Ou diga se concorda com as medidas que defendo.
Sabe, só os burros é que não mudam de ideias.
Sobre o seu comentário a propósito da foto de Vieira com Pinto da Costa, propomo-lhe que reveja a expressão, "caça às bruxas" e de onde ela vem.
Como dizia Guerra Junqueiro, a comtemplação é propria dos "animais de engorda e de vistas baixas".
Não conte comigo para isso. Ponto final.

video


                 Também é isto que pensa caro Alexandre? É inocente ? Ele ou você?

PS. Este espaço nunca servirá como plataforma para nenhuma acção de oposição,nem ao Presidente, nem à direcção e em hipótse alguma, AO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA.
Mas, é e será um espaço aberto e livre de consciência crítica a tudo aquilo com que não concordarmos.

                                                                                             António Melo
Ler Mais ►
09/06/2011

O ódio e a parolice

09/06/2011 + 6 Comentários
                                    Carta aberta ao companheiro Alexandre




Meu caro


Não sei onde viu ódio, no meu texto "Mea Culpa".
 Terá confundido com indignação activa?
Leu que deveriamos arremessar pedras ao autocarro portista, como aconteceu com o nosso, e que poderia ter morto Pablo Aimar? Ou como aconteceu com o carro do nosso presidente?
Leu que deveriamos pagar viagens ao Brasil a árbitros e fiscais-de-linha para nos "empurrarem" para a vitória?
Leu que deveriamos promover árbitros a internacionais através de gente controlada pelo Benfica,dando-lhes boas notas, mesmo em actuações vergonhosas?
Leu que deveriamos contratar prostitutas para favores sexuais a árbitros e assim termos a vitória garantida, mesmo antes de jogarmos?
Leu que deveriamos dividir o país em Norte e Sul, entre Galegos e Mouros?
Diz que tem de haver outra forma de ser vigilante e pugnar pela verdade desportiva, mas não diz qual. Aguardamos que o faça.
O que nao queremos é participar numa atitude que acha que tomar medidas drásticas para defender e pugnar pela verdade desportiva, é uma lenga-lenga moralista e uma cassete estragada e "um processo de purificação parolo".
Cansativo não somos nós. Cansativo é a passividade e o conformismo.
Quanto a Benfiquismo, não aceitamos lições de ninguém.
Sabe Alexandre, é que nós não nos enganámos no clube.

                                                    COSME DAMIÃO
   
 Conhecemos a sua história e a dos seus insignes fundadores e dirigentes, que fizeram do Benfica a maior instituição desportiva de Portugal e uma das maiores do Mundo. Este é que é o prazer que retiramos de ser Benfiquistas. Talvez seja a este Benfica que o Alexandre não quer pertencer.
Em matéria de parolice estamos conversados.
Quanto á sorte no subterrâneo, não sabemos do que fala, esse jeito, nem pensar. Isso é mais lá para os de cima.


                                      A CANTAR É QUE TE DEIXAS LEVAR

                
               Apoiar um Presidente não é dizer Amen a tudo. 
                    É sugerir outras formas de defender          
            O GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA 
                                       
                                                                 António Melo
Ler Mais ►

ACTO DE CONTRIÇÃO

+ 11 Comentários
                                                                      Mea culpa



Não tenho,nem nunca tive vaidade, para pensar ser mais esperto ou inteligente que os outros,muito menos que tivesse uma visão sempre mais correcta ou clarividente sobre todo e qualquer assunto. Quanto ao Benfica, paixão das paixões também não.
No entanto, há uma matéria em que, terei tido a oportunidade de avisar com antecedência o que ia e infelizmente está a acontecer. O Porto lá foi ao colo em 2010/11 e os velhos hábitos reinstalaram-se e estão de novo no poder. O ano passado, com 5 jornadas jogadas as arbitragens tinham já cumprido o designio dos últimos 25 anos. São o 12º jogador,ao serviço daqueles que ardilosamente e com a conivência do poder politico e judicial, escaparam às sanções de crimes que ainda estão visíveis no youtube,mesmo tendo sido pedido pelos seus protagonistas que fossem rápidamente retirados.Percebe-se.É que tribunais controlados servem de argumento à falsa inocência, ilibam o que se vê e ouve no youtube, mas o que se vê e ouve compromete e vaticina culpa.Faz até sentir vergonha à falta dela.
Pois, o actual presidente da Liga,também lá está, combinando com o sinistro Araújo, em que lugar da “fruteira” pôr a “fruta”. Herculano Lima,( conselho de justiça da Liga e portista militante) não mentiu, quando disse :”A montanha vai parir um rato”, referindo-se ao “Apito Dourado”. E Valentim também falou verdade, quando disse estar descansado com Lucio Barbosa ( ex irigente do Fcp) no Supremo Tribunal Admnistrativo. Falavam todos do mesmo e sabiam de que falvam. 
E se em 2009/10 o nosso acerto dentro de campo sobejou para “matar” a estratégia de então (FCP em 1º e Braga em 2º), o ano passado já não teria chegado,mesmo que a eficácia fosse igual.
 Cumpridos os vaticinios de Loureiro, com toda a gente ilibada e ainda por cima "ofendida",( pasme-se, a pedir indmenizações)sobrou tempo para que toda a "família Cardinalli" fizesse os seus numeros com as "bandeirinhas" coloridas de dourado.
 A 1ª parte da estratégia foi,convencer os dirigentes do Benfica, que Gomes tinha uma visão empresarial para a liga e estava desavindo com P.C. E nós apoiámo-lo. A 2ª, foi iniciar as provas nacionais mais cedo que nunca,em ano de C.Mundo,onde estiveram 7 titulares do Benfica, a 3ª foi a mesma de há muitos anos. Criar a suficiente distancia para gerir e no final, com tudo resolvido,”prejudicar” o Lobo,”beneficiar” o SLB e vitimizar-se, com o lema, “contra tudo e contra todos”,contra o centralismo e perseguição lisboeta.. Um clássico.
Que sirva de lição (servirá?). Nunca poderemos apoiar nada, que venha ou tenha sido parido naquele antro.
Antes morrer à sede.
Este ano se nos calarmos um só minuto,dirigentes,técnicos,jogadores e adeptos seremos culpados por inteiro, porque de metade já somos.

A direcção que não venha com a conversa do Fair-Play. O Fair-Play é para quem o tem para connosco.
Que não venha com a conversa que não podemos ser como eles,porque fiquem descansados nunca o seremos, porque somos da cepa que faz deste clube a maior força social, desportiva e integra que este país pariu.
Quem não se sente , não é filho de boa gente
Avante,Avante plo Benfica. Chega de passividade. CHEGA!

Meus senhores deixem-se de "projectos empresariais", de estratégias de Markting para vender a poderosa marca BENFICA. Isto é um clube,que move milhões de pessoas apaixonadas, desventradas do seu orgulho e cansadas da humilhação mansamente aceite por que tem obrigação de dar o peito ás balas. Tenham coragem. A nós "O POVO BENFIQUISTA" só podereis pedir luta, na medida em que lutardes.
BASTA de palavras. BASTA de repitição de palavras e actos recorrentes. Queremos ACÇÃO e a EXIGÊNCIA, doa a quem doer de um funcionamento transparente, no desporto em Portugal, SEM MEDO do poder politico, judicial ou qualquer outro.
Como é possivel andar de braço dado com Salvador ? Com Joaquim Oliveira ? Com Madaíl ? Como é possivel dar apoio a gente que vem do maior antro de viciação do futebol português (Fernando Gomes, Herculano Lima,etc) e pô-los a chefiar os organismos que semanalmente descarada e vergonhosamente nos prejudicam? Como é possivel deixar que o director de um jornal desportivo diário crie condições para que um emérito benfiquista, orgulho de todos nós,Ricardo Araújo Pereira, deixe de escrever a sua crónica, deixando os nossos algozes de rédeas soltas nesse mesmo jornal, insultando e mentindo sobre o Glorioso e o SLB não toma posição nem recrimina?
Como é possivel ter dentro do BENFICA um tal de Jorge Gomes, cuja "religião é Fúbol Clube do Puerto"?
Façamos um acto de contrição e ou mudamos para iniciar uma LUTA feroz,sem tréguas e de verdadeira militância, como foi preciso em muitas épocas da nossa História, ou tudo continurá, entregue à podridão geral a que o país chegou.
Tem a palavra..... ele sabe que é ele, que tem a palavra. Agora tenha coragem.
NÓS ESTAREMOS COM ELE !


                                                       É AQUI QUE TUDO COMEÇA
                                                                            HÁ
                                                                      30 ANOS




ISTO NÃO PODE ACONTECER, MAS SE ACONTECER HÀ MEDIDAS DRÁSTICAS A TOMAR

video

                                             
                                              9//2//2009  O SLB ficaria 2 pontos à frente
                                                            a sete jornadas do fim


                                                                                                             ANTÓNIO MELO


Ler Mais ►
08/06/2011

A RAÍZ DO VÍGARO

08/06/2011 + 4 Comentários
                                                           A RAÍZ DO VÍGARO


Não será com paninhos quentes, que poderemos colocar-nos no caminho da vitória no campeonato que está à porta. O Benfica deveria no primeiro dia de trabalho, chamar a comunicação social,o Sr. Vitor Pereira e o Sr. Gomes, o que arranjava as entradas para a "fruta" nas Antas ver os jogos,antes (ou seria depois) de ser comida e que erradamente o Benfica, na pessoa do seu Presidente, apoiou para presidente da Liga e mostrar um curto e conciso filme com os "roubos" de que foi vítima no campeonato passado fazendo saber, que vai ter tolerância zero e avisando desde já as medidas a adoptar e que todos sabemos quais devem ser. Espero, que haja alguém no Benfica com descernimento e coragem para fazer isto e começar por dar já de ínicio um "murro na mesa". Sem apelo nem agravo.
Porque todos conhecemos o filme que aí vem. Afasta-se o Benfica na primeira dezena de jogos e depois gere-se a vantagem. Há meses que se sabia que o Jardim da Madeira,deixava Aveiro e rumava a Braga, para estágio na sucursal do "amigo" Salvador. Já não há sequer o minimo pudor em negociar o compadrio e os favores, à vista desarmada. 
Assistiu-se por exemplo no campeonato de Hóquei em Patins, ao desplante de um técnico de uma equipa, dizer que se o Fcp precisasse da vitória para ser campeão a sua equipa facilitaria o jogo. Vergonhoso. Tó Neves será o próximo treinador do Fcp. Mas, destes dois, já nós esperamos toda a veniaga e batota (não chegou a vergonha das arbitrgens), agora que a federação tenha conhecimento disto e não tome uma atitude.!?
As diatribes e vigarices desportivas, por parte do fcp, vêm de longe. O discurso do "perseguido" também. Deixo aqui hoje, alguns documentos irrefutáveis e esclarecedores, mais uma vez, do nanismo ético e de integridade de tal agremiação.






Se não conseguirem na primeira dezena de jogos afastar-nos do titulo, farão tudo para o conseguir na segunda, se falharem, tentarão até ao último segundo. Em 1938/39 foi assim como viram no jornal da época.
Curiosamente, o Presidente "Andrade" naquela altura,era nada mais nada menos que Angêlo César, Salazarista ferveroso e um dos mentores do ditador no poder. Ora aí está ele:

                             Á direita do Ditador Fascista o Presidente "Andrade" Angêlo César                            ( Desafiamos qualquer "andrade" a mostrar uma foto idêntica com um  
                              Presidente do Glorioso)    

Também por esta altura do Fascismo na máxima força, os "Andrades" deveriam´`à luz dos regulamentos ter ido parar à 2ª Divisão. Duas vezes. Mas, duas vezes os "perseguidores" do  "poder central" rasgaram os regulamentos para evitar a justiça desportiva, aquela que se passara em campo.
Até 1947, o campeonato Nacional da 1ª divisão era disputado por 8 equipas, que se apuravam através das respectivas classificações dos campeonatos regionais. Mas, seriam sempre só mesmo 8 ?
A saber:
Lisboa    apurava 4 Clubes
Porto      apurava 2 Clubes
Coimbra apurava 1  Clube
Setúbal   apurava 1  Clube 

Esta distribuição era feita de acordo com o Palmarés já conseguido pelos clubes das associações mais fortes e tinham por base o Campeonato de Portugal que se disputava desde 1922, Lisboa tinha ganho 11. O Sporting 4, o Benfica 3, o Belenenses 3 e o Carcavelinhos 1.
 O Porto tinha ganho 4 pelo Fcp, o Olhanense 1 e o Maritimo 1. Esta prova mais não é aliás, que a Taça de Portugal,mas isso são contas de outro rosário.
Bom, na época 38/39 o Fcp tinha-se apurado para o Nacional maior, fruto do 1º lugar conseguido no regional dessa mesma época, o Académico da Invicta fruto do seu 2º lugar.
No entanto como vimos,um "roubo" de arbitragem "deu-lhes esse campeonato nacional.
Vejamos os quadros seguintes: (apontadas a lápis estão as respectivas classificações nos campeonatos regionais)



Portanto embora de pleno direito disputanto o campeonato da 1ª divisão ganhou-o como vimos.
Mas, em 39/40 algo não correu bem no regional e ficaram em 3º lugar, o que  os obrigava a disputar o campeonato da 2ª divisão.
Ora bem, tendo o Leixões (procurar no quadro abaixo época 39/40) sido campeão e o Académico do Porto o 2º classificado, os "proscritos do regime e barbaramente perseguidos por Lisboa, conseguem um alargamento para 10 clubes, servindo-se de um aliado de longa data (Vem deste episódio) o Vitória de Setúbal . E porquê o Vitória? Simples, o campeão desse ano foi o Barreirense, o que obrigava os sadinos a fazer companhia ao compadre "andrade",na 2ª divisão.
E assim, à força,contra os regulamentos Lisboa continua a meter 4 clubes, Coimbra 1, mas o Porto passa a 3 e Setúbal a 2.
Bem, mas dirão os mais ingénuos: pronto passou-se o campeonato para 10 clubes,não vem mal ao mundo. Pois não, mas, paremos para ver a época seguinte:
O Porto é campeão regional, está automaticamente apurado, por isso o campeonato voltou a ter 8 clubes, mesmo que o Vitória tenha perdido outra vez para o Barreirense. De facto é preciso não ter vergonha nenhuma. Ontem, como hoje.
Mas, a história nojenta não fica por aqui.
Em 41/42 o Porto volta a ficar em 3º no regional, sagrando-se o Académico campeão, logo seguido do Leça. E agora? O que fizeram?
Arranjaram outros compadres desta vez de Guimarães e voltaram a alargar a 1ª divisão.
Só que desta vez a associação lisboeta não foi em cantigas e para que a associação do Porto fizesse entrar o seu "patrão"(Fcp), Lisboa exigiu meter também mais um clube e assim entrou o União de Lisboa (que mais tarde se juntou com o Carcavelinhos formando assim o Atlético clube de Portugal).
E assim se jogou o campeonato nacional, passando de 8 para 12 clubes, mas tendo tido já uma conveniente versão de 10 clubes, para evitar que os "andrades" descessem à 2ªdivisão pela 1ª vez. esta seria a 2ª.
Mas, pensam que fica por aqui a ignominia e imundice moral? Não.
Na época seguinte 42/43, tendo recuperado o titulo de campeão regional, já se voltou ao campeonato apenas com 10 clubes. O Porto não precisava de alargamento, tiraram os  2 que tinham usado. Não há palavras para tamta batota, tanta jogada subrepticia. Um nojo.
Tal como agora, também os factos estavam consumados, mas qual toupeiras e por "baixo da mesa", evitaram mais uma vez a justiça e mataram a verdade desportiva´. Meus amigos, isto não é de agora. Agora é só mais violento e sofisticado.
Tal como no "Apito Dourado",desta vez também estava tudo crédulo de que ia haver justiça.
Vejam esta prosa de um jornalista portista, que de resignado, falava assim do seu clube:
                                             



Até os sócios tinham vergonha. Leiam!

Abandonados pelos sócios






(Não deixar de consultar para melhor compreensão)
História Campeonato Regional do Porto Época a Época e respectivo Campeão


1913/14 Boavista FC

1914/15 FC Porto

1915/16 FC Porto

1916/17 FC Porto

1917/18 SP Salgueiros

1918/19 FC Porto

1919/20 FC Porto

1920/21 FC Porto

1921/22 FC Porto

1922/23 FC Porto

1923/24 FC Porto

1924/25 FC Porto

1925/26 FC Porto

1926/27 FC Porto

1927/28 FC Porto

1928/29 FC Porto

1929/30 FC Porto

1930/31 FC Porto

1931/32 FC Porto

1932/33 FC Porto

1933/34 FC Porto

1934/35 FC Porto

1935/36 FC Porto

1936/37 FC Porto

1937/38 FC Porto

1938/39 FC Porto

1939/40 Leixões SC

1940/41 FC Porto

1941/42 Académico FC

1942/43 FC Porto

1943/44 FC Porto

1944/45 FC Porto

1945/46 FC Porto

1946/47 FC Porto

1947/48 Não se realizou

1948/49 FC Tirsense

1949/50 SC Salgueiros

1950/51 Não se realizou

1951/52 Não se realizou

1952/53 Não se realizou

1953/54 Académico FC

1954/55 Rio Ave FC

1955/56 FC Avintes

1956/57 Académico FC

1957/58 Académico FC

1958/59 Não se realizou

1959/60 Varzim SC

1960/61 Varzim SC

1961/62 Varzim SC

1962/63 FC Tirsense

1963/64 FC Penafiel

1964/65 Vilanovense FC

1965/66 FC Tirsense

1966/67 FC Avintes

1967/68 Boavista FC

1968/69 FC Avintes

1969/70 SC Freamunde

1970/71 Vilanovense FC

1971/72 FC Avintes

1972/73 FC Paços Ferreira

1973/74 USC Paredes

1974/75 Aliados Lordelo

1975/76 CUD Leverense

1976/77 Amarante FC

1977/78 Leça FC

1978/79 CF Valadares

1979/80 FC Lixa

1980/81 FC Marco

1981/82 FC Felgueiras

1982/83 SC Freamunde

1983/84 FC Infesta

1984/85 AD Lousada

1985/86 Pedrouços AC

1986/87 SC Dragões Sandinenses

1987/88 Vilanovense FC

1988/89 SC Rio Tinto

1989/90 AR São Martinho

1990/91 FC Avintes

1991/92 CF Oliveira Douro

1992/93 Vilanovense FC

1993/94 SC Senhora Hora

1994/95 UD Valonguense

1995/96 Canelas Gaia FC

1996/97 Ermesinde SC

1997/98 FC Avintes

1998/99 FC Pedras Rubras

1999/00 FC Tirsense

2000/01 UD Valonguense

2001/02 FC Lixa

2002/03 União Nogueirense FC

2003/04 UD Valonguense

2004/05 AC Vila Meã

2005/06 Amarante FC

2006/07 Padroense FC

2007/08 SC Coimbrões

2008/09 Pedrouços A.C.

2009/10 U. D. Sousense



Clube Títulos

FC Porto 30

FC Avintes 6

Académico FC 4

Vilanovense FC 4

FC Tirsense 4

Varzim 3

UD Valonguense 3

SP/SC Salgueiros 2

Boavista FC 2

SC Freamunde 2

FC Lixa 2

Amarante FC 2

27 Clubes 1


Aqui fica esta reflexão. Dentro do campo nunca fomos inferiores. É fora das 4 linhas que nos "matam". Nem duvidem.


                                                                      ANTÓNIO MELO

Ler Mais ►
04/06/2011

Árbitros Profissionais ou Amadores Milionários?

04/06/2011 + 5 Comentários
CÓMICOTRISTE (II)


Tabela de remunerações da Liga (não estão contempladas as verbas da FIFA, UEFA, FPF e Associações Regionais) 

       
Com tabelas de remunerações inacessíveis a 85 por cento da população activa portuguesa, os árbitros têm o desplante de se dizer amadores da arbitragem. E mentem, afirmando que estão no “sector (como gostam de se designar) por amor ao futebol!

Quando se ganha (só pela Liga) mais de 2500 euros por mês, os árbitros recebem mais por mês que os 4 749 205 portugueses que trabalham, auferindo menos de 2500 euros. E é de alguns destes ordenados – quando pagam bilhetes de futebol - que saem as verbas que vão engordar os árbitros.

Os árbitros mentem quando dizem que não se podem dedicar em exclusivo à arbitragem (alguns nem capacidade têm para receber mais de 500 euros por mês numa profissão).

Os árbitros mentem quando dizem que estão no futebol por amor ao jogo e à “causa da arbitragem”.

Se mentem tanto “fora de campo” porque não hão-de mentir quando lhes põem um apito na boca!?

Queres chegar "onde" estes já estão!?Arbitra a favor do FC Porto e dos clubes satelizados pelo portismo. Prejudica o Benfica e um dia "engana-te" a favor do "Glorioso" e pede desculpa ao clube "prejudicado". Vê e revê actuações destes árbitros nos jogos do FC Porto e do SL Benfica para perceberes como podes utilizar a dualidade de critérios para subir na carreira... Vais de "foguete"! E ainda acabas a jantar na Marisqueira de Matosinhos com António Garrido (da FPF) e amigos deste ligados ao FC Porto e provavelmente acordas com fruta fresca para dormir e café com leite ao deitar. Vê no Youtube!

Queres receber bem e fazer pouco! Queres andar sempre a cantar a “canção do choradinho” acerca de ser mal pago! Queres “roubar”, não ir preso e ainda ter protecção policial. Inscreve-te num Curso de Arbitragem…

Alberto Miguéns



NOTA: Os factos, em catadupa dos últimos dias, inviabilizaram o cumprimento do “plano de publicações” neste blogue. Em termos de prioridade, preferimos a actualidade aos balanços. Por que os balanços podem aguardar… a actualidade, não!

PLANO (sujeito a alterações – sempre bem-vindas – para assinalar triunfos das nossas equipas, fruto do eclectismo):

Domingo (5 de Junho) – Ainda (e sempre) a Taça Latina (parte II)

Segunda-feira (6 de Junho) – Balanço – em 10 pancadas - de uma época má (2010/11)

Terça-feira (7 de Junho) – A Pré-pré-época

Quarta-feira (8 de Junho) – Há petróleo no Benfica?


Ler Mais ►
03/06/2011

Tempo de Antena do Pintão na RTP

03/06/2011 + 3 Comentários
CÓMICOTRISTE
             


Em plena campanha eleitoral assisti ao aparecimento de mais um partido político, o FCP, sigla de Futebol Clube do Porto, com a exibição do seu tempo de antena na RTP, numa encenação do seu presidente, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, acolitado por Fátima de Campos Ferreira. A falta de qualidade do “par” inviabilizou, para salvaguarda da capacidade de raciocínio e integridade intelectual, o visionamento de mais tempos de antena do referido partido. Fico à espera do veredicto dos eleitores portugueses no próximo domingo, dia cívico importante para Portugal, e ainda mais para os Benfiquistas, clube democrático desde 1904, exemplo para Portugal, mesmo em tempo de ditadura. Ou não fossem os nossos dirigentes eleitos, sempre por votação, em Assembleias Gerais Eleitorais e as principais decisões da vida do Clube, mesmo as não estatutárias (por exemplo, a tradição de não contratar futebolistas estrangeiros) discutidas e votadas em Assembleias Gerais.

Registamos, em 107 anos de vida clubística intensa, 91 eleições para os Órgãos Sociais e 389 Assembleias Gerais, entre Eleitorais, Ordinárias e Extraordinárias. Temos mais eleições (91 em 107 anos, desde 1906) que Portugal (87 em 191 anos, desde 1820).

1.      Desde há muito tempo que não há entrevistas ao presidente FCP no Comunicação Social (em particular nas televisões)

As prateleiras com Jornalistas com J Grande
O “exemplo” para os outros
As birras do PdC
Alto e pára o baile

2.    Fátima Campos Ferreira prestou um péssimo serviço deontológico aos jornalistas, a nível universal

Medíocre
Trapalhona
Subserviente
Tímida
Conivente
Medrosa

3.     FCF fez um péssimo serviço ao jornalismo, mas subiu vários pontos na estrutura caduca e bafienta da RTP.

Trocar a Supertaça pela Taça da Liga
Trocar Matosinhos por Espanha
Trocar Milhões por trocos
Trocar riso cínico por questões pertinentes
Trocar deontologia por verborreia

4.    PdC e FCF pareciam dois “toldados” a falar de taças: estando meio-cheias ou meio-vazias, as taças, numa perspectiva de verdade e rigor, eram semelhantes – em todas brilharam árbitros bem conhecidos dos Benfiquistas.



Figuras reflectidas nas Taças:
Olé-gário Com-querença
Carlos Xistrado
Cosme Machadada
Pedro Proençada

Queremos alguém que consiga entrevistar o presidente do FCP. Nem que tenha de ser importado do estrangeiro. Como deviam ser os árbitros!

Alberto Miguéns

NOTA: Os factos, em catadupa dos últimos dias, inviabilizaram o cumprimento do “plano de publicações” neste blogue. Em termos de prioridade, preferimos a actualidade aos balanços. Por que os balanços podem aguardar… a actualidade, não!

PLANO (sujeito a alterações – sempre bem-vindas – para assinalar triunfos das nossas equipas, fruto do eclectismo):

Sábado (4 de Junho) – Árbitros profissionais ou amadores milionários? 

Domingo (5 de Junho) - Ainda (e sempre) a Taça Latina (parte II)

Segunda-feira (6 de Junho) – Balanço – em 10 pancadas - de uma época má (2010/11)

Terça-feira (7 de Junho) – A Pré-pré-época

Quarta-feira (8 de Junho) – Há petróleo no Benfica?
Ler Mais ►
02/06/2011

Basquete… Eu acredito! E vocês?

02/06/2011 + 7 Comentários
OPINIÃO
             
Não vai nada fácil! Antes pelo contrário! São “frases feitas” que se aplicam ao 227.º jogo de basquetebol entre o “Glorioso” e o FC Porto, logo à noite, pelas 20.30 horas.

A “negra” disputada em casa do adversário vai ser terrível. Mas é uma oportunidade épica para fazer deste Campeonato Nacional - O CAMPEONATO - e não “apenas” mais um campeonato.

Têm a “palavra” (bola nas mãos para bola na cesta) os nossos Bicampeões Nacionais.

Com uma arbitragem isenta, diferente das que costumam passear-se (e banquetear-se) nas instalações portistas temos equipa (basquetebolistas e treinadores) para fazer o TRI.

Para nos inspirarmos, três datas “Gloriosas”:



Campeonato Nacional em 2009/10

9 de Junho de 2010

Pavilhão n.º 2 luz

Lisboa

V 85-74 FC Porto





Supertaça 2010/11

1 de Novembro de 2010

Pavilhão do Imortal DC

Albufeira

V 66-63 FC Porto



Taça Hugo dos Santos (ex- da Liga)

16 de Janeiro de 2011

Pavilhão Municipal

Sabugal

V 76-75 FC Porto

O “Glorioso” tem vantagem nos resultados globais, com mais 26 vitórias (126/100) em 226 jogos, com mais 498 pontos (17 409/ 16 911).

Nas últimas temporadas o Benfica tem conseguido vencer mais vezes (mais nove triunfos) que o FC Porto (25-16) nos 41 jogos realizados desde 2005/06, há seis épocas. Quanto a pontos, estamos em desvantagem (170-212), ou seja, menos 42 pontos. Algo que não é estranho a quem acompanha a modalidade – vencemos mais vezes, quase sempre com dificuldade, mas apesar de perdermos menos jogos, as diferenças pontuais negativas são mais volumosas. Tipicamente o “Lusodesporto” a funcionar. Por que não é apenas no Basquetebol.

A maior diferença (+ 37 pontos) nos 226 “Clássicos de Portugal” já realizados é nossa! E essa vitória, por 107-70, data de 1973/74.

É difícil? É! É impossível? Não! Vai ser complicado? Vai! Vai ser possível? Vai!

Eu acredito! Os Benfiquistas Querem! Se vocês acreditarem, crerem e quererem, podemos – TODOS JUNTOS – fazer história. Logo à noite!

Alberto Miguéns



RESUMO TOTAL DE JOGOS COM FC Porto

J
V
E
D
PM
Ps
226
126
(+ 26)
-
100
17 409
(+ 498)
16 911

Melhor Resultado
com FC Porto
107-70 (+ 37)
Campeonato
Metropolitano
1973/74



OS ÚLTIMOS 41 SLBENFICA vs FC Porto

Clássico
N.º
Época
Comp
Sit
V
D
186
2005/
2006
TrO
N

66-71 (- 5)
187
LPfr
C
97-92 (+ 5)

188
TP
F
101-99 (+ 2)

189
LPfr
N

84-95 (- 11)
190




2006/
2007
TCp
N
65-59 (+ 6)

191
TVg
N
76-72 (+ 4)

192
LPfr
F

68-71 (- 3)
193
LPfr
C
90-79 (+ 11)

194
LPfr
F
82-76 (+   6)

195
LPfr
C
76-71 (+   5)

196
LPbf
C

58-66 (- 8)
197
LPbf
C
98-90 (+  8)

198
LPbf
F

84-87 (-  3)
199
LPbf
F
79-67 (+ 12)

200
LPbf
C

57-73 (- 16)
201


2008/
2009

CNfr
F
84-82 (+  2)

202
TP
N
109-104 (+5)

203
CNfr
C
81-76 (+  5)

204
CNbf
C
83-64 (+ 19)

205
CNbf
C

54-58 (- 4)
206
CNbf
F
70-64 (+  6)

207
CNbf
F
72-60 (+ 12)

208


2009/
2010

CNfr
C
78-72 (+ 6)

209
THS
N

72-78 (-  6)
210
CNfr
F

69-78 (-  9)
211
CNbf
C
73-63 (+ 10)

212
CNbf
C
63-53 (+ 10)

213
CNbf
F
101-97 (+ 4)

214
CNbf
F

58-90 (-32)
215
CNbf
C
85-74 (+ 11)

216



2010/
2011

STç
N
66-63 (+ 3)

217
CNfr
F

74-91 (-17)
218
THS
N
76-75 (+ 1)

219
STap
N

64-72 (-  8)
220
CNfr
C

84-103 (-19)
221
CNbf
F

69-95 (-26)
222
CNbf
F

60-93 (-33)
223
CNbf
C
86-79 (+ 7)

224
CNbf
C
79-75 (+ 4)

225
CNbf
F

79-91 (-12)
226
CNbf
C
85-79 (+ 6)

TOTAIS
41 J-25-16 (3155/3197)
25
(+ 170)
16
(- 212)

Em 2007/08: SLB na PROLIGA; FCP na LIGA PROFISSIONAL

CNbf – Campeonato Nacional (Fase Bota Fora)
Ler Mais ►
Em Defesa do Benfica no seu E-mail