SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

15 dezembro 2011

Um Golo a Cada 120 Minutos

15 dezembro 2011 4 Comentários
ESTATÍSTICA

             
Cardozo continua a só saber marcar golos. Agora foi o Funchal que ficou a saber como é um “Golo À Cardozo”! O nosso avançado marcou o 133.º golo com o “Manto Sagrado” em 218 jogos, onde actuou em 16 029 minutos, ou seja, em média, marca um golo a cada 120 minutos.

A partir de 1968/69, com a possibilidade de se poderem substituir futebolistas em campo, durante o jogo, por outros previamente listados (suplentes) deixou de fazer sentido contabilizar o rendimento (presenças) ou a eficácia (golos) em relação ao número de jogos. Faz muito mais, e todo o, sentido ter como referência o tempo jogado. Basta contabilizar o “absurdo” – um futebolista pode ser utilizado cinco minutos durante 18 jogos, que contabilizará sempre 18 jogos, mas apenas 90 minutos jogados (o tempo de um jogo).

Que Tipo de Golos Marca Cardozão
Exímio executante com o pé esquerdo, o certo é que Cardozo também marca com o direito (14 golos) e de cabeça (27 golos). E são, também, 25 os golos marcados fora da grande-área, referência do futebol para golos de meia-distância. Na história do Benfica há três golos marcados de longa-distância, todos em terreno alheio, um por Julinho (ao SC Covilhã), outro por Eusébio (à Juventus FC) e outro por Petit (ao FC Barreirense).

Cardozo marca muitos golos, 50 no total, de bola parada ou na sequência imediata desta (pontapés de canto, livres indirectos e lançamentos laterais). De grande-penalidade (livre directo dentro da grande-área) ou livre directo (fora dela) totaliza 37 golos. Um dos melhores executantes a nível… mundial. Se conseguisse variar a execução da marca de grande penalidade, quer durante os jogos ou nos desempates após o final dos encontros, marcando mais em força, mas também em “simulação (agora) permitida” introduzindo incerteza ao guarda-redes contrário, podia ser o Melhor do Mundo, elevando a sua taxa de aproveitamento de cerca de 70 por cento (falhar três em dez) para 90 por cento (falhar um em dez), um valor de excelência, que teve durante as duas épocas iniciais com o “Manto Sagrado”. De grande-penalidade 28 golos e nove livres-directos.

Anda Cardozo!

GOLOS DE CARDOZO
Tipo golo
Grande-área
Tipo
Dentro
Fora
BC
Pé esquerdo
  34
11
83
Pé direito
  12
 2
Cabeça
  24
 -
Livre directo
  28
  9
BP
Livre Indirecto Pé
    2
  3

50
Livre Indirecto Cabeça
    1
  -
Pontapé Canto Pé
    3
  -
Pontapé Canto Cabeça
    2
  -
Lançamento Lateral Pé
    2
  -
   TOTAIS
108
25
133

BC/BP  – Bola corrida/ parada

NOTA: Mais oito remates certeiros ou concretizados (não são considerados golos) em pontapés da marca de grande penalidade, para desempatar jogos ou eliminatórias.

Em Que Competições Marca Cardozão
Como é evidente, face ao número de jogos nessa competição, é no Campeonato Nacional – melhor marcador em 2009/10 – que Cardozo tem mais golos – 75 em 117 jornadas. Segue-se a Liga Europa, com 15 golos em 27 jogos. Na Liga dos Campeões, são oito (em 20 jogos) com a “Marca Cardozo”, totalizando 23 golos em 47 jogos nas competições europeias da UEFA. A registar dez golos (em 12 jogos) na Taça de Portugal e três golos (em 11 jogos) na Taça da Liga.

CARDOZO
Competição
J
G
  Campeonato Nacional
117
  75
  Taça de Portugal
  12
  10
  Supertaça
    1
    -
  Taça da Liga
  11
    3
  Liga dos Campeões
  20
    8
  Liga Europa
  27
  15
  Torneios (6)
  12
  10
  Taças (5)
    5
    2
  Particulares
  13
   10
 TOTAIS
218
 133

Cardozão lá vai, lá vai, de golo em golo.

Alberto Miguéns

NOTA: No EDB entre 22 de Dezembro de 2011 e 2 de Janeiro de 2012

ONZE LISTAS DE HOMENAGEM AOS 25 MELHORES GOLEADORES DO “GLORIOSO”
4 comentários
  1. Recomendo ao meu caro Miguéns (só ele é que deve ter esses dados, lol) que publique os dados de 'golos DECISIVOS' que podem ser aqueles que valem pontos, por ter sido resultado tangencial ou os que abrem resultados (inicio de uma goleada).

    Só para contrariar algumas teorias de 'assobiadores' que acham que só marca golos de 'caca'
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. olá meu caro, parabéns pelos post, mais uma vez, entretanto o meu caro amigo podia comentar as noticias do diario economico a cerca do novo canal do paes do amaral, segundo parece ele nao apresentou garantias bancárias para adiquirir a liga europa, em que situação fica o tal canal, e como tal a negociaçao do nossoclube com um possivel ou não canal novo de desporto, pois eu tbm soum um indefectivel benfiquista que nao está interessado na renovaçao com a olivedespsortos, se tiver algo sobre este tema fico lhe grato.
    obrigado

    ResponderEliminar
  3. Por vezes irrita-me, mas é nosso! por isso o melhor ponta de lança do Mundo!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro ruidonorte

    Acabei de ler o artigo no "Diário Económico". Vou procurar mais informação. Fiquei preocupado porque a Olivedesportos é um cancro. Suga muitos milhões aos clientes e devolve pouco aos que criam espectáculo (clubes) e pouquíssimo ao Benfica para proteger o FC Porto. Prometo voltar ao assunto.

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: