SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

11 novembro 2011

Talvez Não Seja Bem Assim!

11 novembro 2011 0 Comentários
COM A VERDADE ME ENGANAS
             
Com a história do Benfica não se brinca! Ou pelo menos não se devia brincar… mas, infelizmente, não é assim. Isto a propósito de um jogo recentemente distribuído com o diário desportivo “A Bola”.

Qualquer pessoa ou instituição deve respeitar o seu passado. Para isso deve ser rigoroso na sua apreciação e divulgação.

O Benfica foi sempre um clube orgulhoso do seu passado. Não é por acaso que uma das estrofes do Hino afirma: “Honrai agora os ases que nos honraram no passado”.

Se o jogo distribuído pelo jornal “A Bola” fosse “Produto Oficial de A Bola” nada a dizer, até porque os erros só serviriam para ilustrar a falta de credibilidade em dados históricos que o jornal tem vindo a cultivar de há uns anos para cá. Recordemos que “A Bola” além de parasitar o Benfica é um local pidesco de censura.

O “problema” é que o Jogo é um “Produto (na caixa escreveu-se Producto) Oficial Licenciado S.L.B.”. Ora, isto vincula o Clube, fundado em 28 de Fevereiro de 1904, às perguntas que são a essência do jogo.

O EDB nunca será errata de qualquer publicação, mesmo “Produto Oficial” por isso não vamos corrigir ou denunciar todos os erros (pelo menos, mais de três centenas, certamente) inscritos nas “Fichas” do Jogo. Mas, quando for apropriado vamos dar a conhecer alguns desses erros, criando três temas:
                            “Quem Diria!”
                            “Não Havia Necessidade!”
                            “Talvez Não Seja Bem Assim!”




Este é daqueles erros que até se consegue localizar a origem. Foi “A Bola” que para engraxar José Augusto (classificando-o como o primeiro do Benfica a conquistar a Taça como jogador e treinador) fez esquecer Fernando Caiado. Só que nem “A Bola” (nem ninguém) consegue enganar a história.

Fernando Caiado - Médio Direito em 1954/1955

Fernando Caiado - Treinador em 1961/1962

VENCEDORES DA TAÇA DE PORTUGAL (como jogador e treinador)
Nome
Jogador
Treinador
Fernando Caiado
(3) 
52/53, 54/55; 56/57
61/62
José Augusto
(3) 
61/62, 63/64, 68/69
69/70
Toni
(4) 
68/69, 69/70, 71/72, 79/80
92/93

NOTA: Perante esta (s) amostra (s), há que temer o pior quando for inaugurado o futuro MUSEU DO BENFICA!



SINGELA HOMENAGEM (Sábado passam cinco anos após o falecimento)



Os Benfiquistas jamais te esquecerão, como Homem e como Futebolista/ Treinador. Parabéns, pela honra de vestires o "Manto Sagrado" e pela glória que nos engrandece. Obrigado. 

FERNANDO AUGUSTO AMARAL CAIADO {2 de Março de 1925 (Leça da Palmeira) - 12 de Novembro de 2006 (Porto) }

Foto Roland Oliveira Inesquecível CAIADO capitão em 1954/55

Foto Roland Oliveira Inesquecível CAIADO treinador, entre José Augusto e Germano, em 1961/62
Alberto Miguéns
       

Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: