SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

03 novembro 2011

Será Que TODOS Aprenderam?!

03 novembro 2011 4 Comentários
OPINIÃO
             
A mãe deste empate com sabor a d… amargo reside na viagem à Suíça. É que nos jogos da Liga dos Campeões, de rotação elevada, as margens de erro são diminutas. O resto é conversa.

A realidade
Neste momento, o Benfica lidera o Grupo C, já em parceria com o Manchester United FC, ambos com oito pontos, com o FC Basileia 1893, com cinco pontos, em 3.º lugar, a três pontos da liderança. A próxima jornada é, aparentemente, decisiva para definir o 1.º lugar do Grupo. Mas, para o “Glorioso” decisivo para seguir para a fase a eliminar é apenas o jogo em casa, com o FC Otzelul Galatzi. Independentemente dos outros resultados, onze pontos colocam-nos nos oitavos-de-final. Só uma conjugação, quase impossível, num mini-campeonato de desempate por alíneas, com três clubes com onze pontos nos tiravam de lá! O resto é conversa.

A montante
Voltando ao tema das margens de erro diminutas. Este jogo começou a ser empatado na vitória, por 2-0, em Basileia. As expulsões de Emerson, e principalmente da garotada de Jorge Jesus, pagou-se ontem. Os campeões helvéticos são, tipicamente, “os que vêm de fora”, porque assumem em campo, durante os 90 minutos, essa “fraqueza”. Fazem boa circulação de bola, de pé para pé, com jogadores sempre em condições de a receber, tentando marcar frente aos dois Grandes do Grupo (SLB e United), em contra-ataque. Perante este tipo futebol, jogado tacticamente, Jorge Jesus no banco era mais importante do que frente a outro tipo de jogo, mais previsível. O resto é conversa.

A calculadora
A próxima jornada (5.ª) da Liga dos Campeões no Grupo C tem um United- SLB mas também um FC Otzelul Galatzi-FC Basileia, onde vai ser interessante perceber como vão duas equipas defensivas, que não assumem o jogo, marcar golos, em casa daquela que (ainda é mais) defensiva. Um jogo para empate, sem golos. O Benfica pode ficar apurado em Manchester, se empatar e o FC Basileia também empatar, ficando os dois clubes com, respectivamente, nove e seis pontos. Faltando um jogo e três pontos para somar, o FC Basileia, mesmo na ultima jornada, vencendo o United só pode fazer nove pontos. Igualdade SL Benfica/FC Basileia, mas, eles fizeram um ponto connosco e nós fizemos quatro com eles. Ficaremos sempre à sua frente, qualquer que seja, o resultado da nossa recepção ao campeão romeno. O resto é conversa.

                   JOGOS POR COMPETIÇÃO
Dia
Jorn
SL Benfica
Dif
Sporting CP
22/10
8.ª CN
SC Beira-Mar
F
V 1-0
+ 3
Gil Vicente FC
C
V 6-1
29/10
9.ª CN
SC Olhanense
C
V 2-1
+ 3
CD Feirense
(F)
V 2-0
02/11
4.ª LC
FC Basileia
C
E 1-1
--
FC Vaslui
F

06/11
10.ª CN
SC Braga
F


UD Leiria
C

09/11

Jogos de apuramento da SN para o Euro’ 2012
11/11
15/11
18/11
TP 1/16
Naval 1.º Maio
F

--
SC Braga
C

22/11
5.ª LC
Manch. Utd FC
F

--
----------------
--
--
26/11
11.ª CN
Sporting CP
C


SL BENFICA
F


A juzante
Estamos em contagem decrescente para a recepção aos sapóides. Na semana que antecede o 410.º Dérbi de Lisboa nós vamos a Manchester e eles “alcochetam” toda a semana, porque a Liga Europa está desfasada (alterna) da Liga dos Campeões nas duas últimas jornadas. O jogo com os sapóides vai ser decisivo para começar a desmantelar a teia do triunvirato Freitas/ Duque/ Domingos que souberam instalar no “Futeluso” depois do início do Campeonato Nacional. Os sapóides não podem sair da “Catedral” na nossa dianteira. É ponto assente!

A fantasia
A competição mais importante para um clube super-endividado como está o “Glorioso” é a conquista do 33.º Nacional. Porque sendo difícil é possível. A Liga dos Campeões é uma ilusão frente aos colossos económicos de Espanha, Inglaterra, Itália, e até, Alemanha e França. O resto é conversa.

Nos próximos dias perceberemos como vão os responsáveis do “Glorioso” gerir o “lume brando” em que nos media vão-nos tentar cozinhar para Braga, Manchester e… SCP. Percebemos!

Alberto Miguéns

NOTA: O Benfica não vive num país à parte. Vive em Portugal. Tem de conseguir (e saber) viver (e conviver) com:

Oportunistas: Benfiquistas que o não são e se fazem passar por sê-lo;

Decisores: Entre políticos, banqueiros e directores, muita tralha, incapaz, ignorante, sem cultura que tomam decisões óbvias (e por isso frágeis) ou a destempo;

Comentadores: Suportados no amiguismo, comentam “À La Palisse”, nada acrescentando de positivo nas críticas – desfazem na derrota, nada acrescentando para a vitória; glorificam na vitória, encaminhando para a derrota.

ACORDA BENFICA!

          
4 comentários
  1. Realmente incrivel como é que aquele anormal do 4º arbitro nao vê um boi a passar-lhe à frente dos olhos. Será possivel termos uma sequencia de 2 jogos seguidos com arbitros isentos???

    NO ENTANTO, hoje há muita coisa a esclarecer.

    - Como é que um adjunto não tira a samarra durante 90 m?

    - Como é que um adjunto não sai de debaixo do tecto do banco de suplentes durante 90m?

    - Quem é responsavel pela troca do Luis Martins pelo Miguel Vitor? É culpa do iniciado que a equipa esteja mal? Eles nem estavam a atacar por aquele lado. Ha 2 semanas o Emerson levou um baile naquele lado e nao foi substituido.

    - O responsavel pela saída do Aimar deve ser o mesmo de sempre. E o Fim do futebol benfiquista foi normal, nada que nao estejamos habituados a ver desde a PRIMEIRA JORNADA do campeonato.

    - O mestre da tactica estava no hotel a ver a playboy channel ? Só pode, o picanhas, andou a fazer o quê exatamente no corredor direito?

    - A equipa a amorfinhar-se e o anormal do Raul Jose(por isso é adjunto) não deu uma instrução pra dentro do campo. O adjunto hoje foi o Capitão, o homem que anda a levar a equipa e os colegas de equipa ao colo.

    -O Universo rege-se por regras de justiça e a saída do Luis Martins, teve como consequencia imediata o golo sofrido, ainda o M. Vitor não se tinha posicionado em campo. Qual a mensagem que foi levada aos jogadores com esta substituição?
    A arte de queimar dois jovens jogadores da cantera. Obrigado incompetente fala barato JJ

    ResponderEliminar
  2. Antes dos sapóides como os apelidas, há os mini-tripeiros, que mais uma vez estarão prontos para destilar todo o anti-benfiquismo que aquele construtor amigo de certos presidentes, não só do papa tudo flatulento, conseguiu instigar nas antigamente amigáveis gentes de braga. Temos de ganhar aos romenos e não ser goleados em manchester e jogaremos os oitavos da liga dos campeões, que nos garantirão um prémio monetário, através do market-pool, muito superior ao que podemos obter da liga europa. aliás, se tivéssemos ganho hoje, podíamos sonhar com a vitória no grupo e um favorável sorteio para chegar aos quartos de final e aí, qualquer sonho é aceitável. Não acredito que o manchester não queira já acabar com as dúvidas no próximo jogo, mas temos de perceber onde andamos a falhar, já o fizémos contra o beira-mar e o olhanense, para corrigir os erros para o futuro

    ResponderEliminar
  3. Post muito pertinente.
    Destaco aquilo que tenho dito sempre:
    "A competição mais importante para um clube super-endividado como está o “Glorioso” é a conquista do 33.º Nacional. Porque sendo difícil é possível. A Liga dos Campeões é uma ilusão frente aos colossos económicos de Espanha, Inglaterra, Itália, e até, Alemanha e França. O resto é conversa."

    O Benfica tem de se concentrar nos próximos 10 anos em ganhar campeonatos. O resto virá por arrasto e se tivermos boas equipas, nesse espaço com alguma sorte até poderá pingar algo mais.
    Mas importante importante é o campeonato, por um Benfica com 2 campeonatos a cada 3 anos.

    O que vale é que pelo menos o empate não beliscou nada, servindo até, saibam os jogadores e treinador aprender, para avisar do perigo.

    Agora teremos as 2 bestas negras do Jesus. O Braga em casa e o Domingos moralizado. Espero bem que Jesus já se tenha fartado de levar na cara.

    ResponderEliminar
  4. obrigado e grite sempre BENFICAAAAAAAA BEM, ALTO sem medo e sem do nem piedade ,pois as mafias vão ter de se entregar ao mundo ...

    Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldades, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não
    Força Benficaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: