A criação deste Blogue, ideia de António Melo, tem como objectivo divulgar, defender o Sport Lisboa e Benfica e a sua Gloriosa história. Qualquer opinião aqui expressa vinculará apenas o seu autor, Alberto Miguéns.

SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

20/10/2011

Um Golo a Cada 119 Minutos

20/10/2011 + 0 Comentários API
OPINIÃO


Já lá "moram 130 Cardozões"Foto Isabel Cutileiro

       
Cardozo continua a só saber marcar golos. Agora foi Basileia que ficou a saber o que é um “Golo À Cardozo”! O nosso avançado marcou o 130.º golo com o “Manto Sagrado” em 211 jogos, onde actuou durante 15 524 minutos, ou seja, em média, marca um golo a cada 119 minutos.

Com uma tão grande riqueza e variedade em golos, interessa perceber as valiosas marcas que Cardozo deixa nas balizas dos adversários do Benfica. Vamos dividir esta resenha estatística em três capítulos, começando pelo “Cardozão e Tipo de Golos”.

Que Tipo de Golos Marca Cardozão
Exímio executante com o pé esquerdo, o certo é que Cardozo também marca com o direito (13 golos) e de cabeça (25 golos). E são, também, 25 os golos marcados fora da grande-área, referência do futebol para golos de meia-distância. Na história do Benfica há três golos marcados de longa-distância, todos em terreno alheio, um por Julinho (ao SC Covilhã), outro por Eusébio (à Juventus FC) e outro por Petit (ao FC Barreirense).

Cardozo marca muitos golos, 49 no total, de bola parada ou na sequência imediata desta (pontapés de canto, livres indirectos e lançamentos laterais). De grande penalidade (livre directo dentro da grande-área) ou livre directo (fora dela) totaliza 37 golos. Um dos melhores executantes a nível… mundial. Se conseguisse variar a execução da marca de grande penalidade, quer durante os jogos ou nos desempates após o final dos encontros, marcando mais em força, mas também em “simulação (agora) permitida” introduzindo incerteza ao guarda-redes contrário, podia ser o Melhor do Mundo, elevando a sua taxa de aproveitamento de cerca de 70 por cento (falhar três em dez) para 90 por cento (falhar um em dez), um valor de excelência, que teve durante as duas épocas iniciais com o “Manto Sagrado”. De grande penalidade 28 golos e nove livres-directos, precisamente como o último – o 9.º - que marcou, em Basileia, no 130.º golo pelo Benfica.

Anda Cardozo!

GOLOS DE CARDOZO
Tipo golo
Grande-área
Tipo
Dentro
Fora
BC
Pé esquerdo
  34
11
81
Pé direito
  11
 2
Cabeça
  23
 -
Livre Directo
  28
  9
BP
Livre Indirecto Pé
    2
  3

49
Livre Indirecto Cabeça
    1
  -
Pontapé Canto Pé
    3
  -
Pontapé Canto Cabeça
    2
  -
Lançamento Lateral Pé
    1
  -
   TOTAIS
105
25
130
BC/BP  – Bola corrida/ parada

NOTA: Mais oito remates certeiros ou concretizados (não são considerados golos) em pontapés da marca de grande penalidade, para desempatar jogos ou eliminatórias.

Em Que Competições Marca Cardozão
Como é evidente, face ao número de jogos nessa competição, é no Campeonato Nacional – melhor marcador em 2009/10 – que Cardozo tem mais golos – 73 em 112 jornadas. Segue-se a Liga Europa, com 15 golos em 27 jogos. Na Liga dos Campeões, são sete (em 18 golos) com a “Marca Cardozo”, totalizando 22 golos em 45 jogos nas competições europeias da UEFA. A registar dez golos (em 12 jogos) na Taça de Portugal e três golos (em 11 jogos) na Taça da Liga.

CARDOZO
Competição
J
G
  Campeonato Nacional
112
  73
  Taça de Portugal
  12
  10
  Supertaça
    1
    -
  Taça da Liga
  11
    3
  Liga dos Campeões
  18
    7
  Liga Europa
  27
  15
  Torneios (6)
  12
  10
  Taças (5)
    5
    2
  Particulares
  13
   10
 TOTAIS
211
 130

Cardozão lá vai, lá vai, de golo em golo

Alberto Miguéns

A divulgar nos “Próximos Tempos”:

NOTA1: Cardozão II – Listagem SLB Por Competição

NOTA2: Cardozão III – Listagem SLB Por Tipo de Golo






0 comentários
comentários

Enviar um comentário

Em Defesa do Benfica no seu E-mail