SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

06 abril 2011

T.I.C.E. Por favor!

06 abril 2011 0 Comentários
OPINIÃO
             
O futebol do Benfica, depois de uma derrota, vive da ansiedade do próximo jogo. É assim com todos os Clubes do Mundo. Com todos os que têm o hábito de vencer os jogos. As derrotas e os empates são excepção. A regra são os triunfos. Apesar de, historicamente, de há 20 anos para cá, terem minguado as conquistas de troféus e títulos, o “Glorioso” continua a ter, nos seus jogos, mais vitórias que derrotas. Tem é menos que o FC Porto. Mas, isso é outra história… Que interessa saber, mas em Maio, daqui a mês e meio.

Com a época a findar, mas com decisões importantes, em termos de títulos ainda por resolver, há que criar condições para aumentar as probabilidades de os conquistar. A T.I.C.E. não passará de “lugar comum”, mas há que ter em conta o seguinte.

Trabalho. Sem ele não se criarão condições para vencer jogos, marcar golos e conquistar troféus. E não é só trabalhar mais, muitas vezes é, até, mais importante trabalhar melhor. Chama-se a isso, produtividade. E o trabalho é para todos, se bem que cada um, na sua função: dirigentes, técnicos e jogadores. Menos bazófia, e mais (ou melhor) trabalho. Acabar com as feiras – e feirantes - que se instalam à volta do Benfica. E que alguns dos Benfiquistas vão contribuindo com ruído. Nada mais que ruído, fazendo o jogo do “Sistema”! Apoio total. Trabalho q. b.

Inteligência. Perceber o jogo, o futebol português (para isso temos técnicos portugueses experientes) e os adversários (em vários sectores…) Saber dosear os esforços e avançar, rumo às balizas adversárias (nos jogos) e às finais (nas eliminatórias). Com o Campeonato Nacional entregue, restam as competições a eliminar, onde o factor sorte tem sempre mais influência. É preciso revertê-la para o nosso lado. Apoio sempre. Inteligência q. b.

Concentração. Neste Abril de decisões mil, os próximos jogos da Liga Europa (quartos-de-final com PSV Eindhoven), Taça de Portugal (meias-finais com o FC Porto) e Taça da Liga (final com o FC Paços Ferreira) vão marcar o que resta da temporada. O nosso lema, mais do que nunca, tem de ser colocado em destaque: TODOS PELO BENFICA. Para decisões extremas, sem possibilidade de reparar danos exigem, o máximo. A todos. Concentração q. b.

Eliminá-los. O calendário de jogos até final da época não engana. Campeonato é para cumprir… calendário. O que interessa são as três competições a eliminar. Primeiro o PSV, com decisão para Eindhoven em 14 de Abril, para a Liga Europa. Depois, na semana seguinte, na “Catedral”, em 20, com o FC Porto, para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Em 23, na final da Taça da Liga, com o FC Paços Ferreira, em Coimbra. Neste “eliminar” significa conquistar a IV Taça da Liga (terceira, consecutiva, para o Benfica). Com competência, em Abril, depois, em Maio, teremos "Glória", com as meias-finais e final da Liga Europa e a final da Taça de Portugal. Sempre presentes. Eliminá-los, em absoluto! 

É preciso acreditar que há muito mais para ganhar, em relação ao que já se perdeu.

Alberto Miguéns


Enviar um comentário

Artigos Aleatórios

Apoio de: