SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

21 abril 2011

A Sportinguização do Benfica

21 abril 2011 20 Comentários
OPINIÃO
             
A sportinguização caracteriza-se por três fases de declínio daquele que já foi o “Segundo Maior Clube Português”, o Sporting CP. Por que chegou ao estado actual o clube fundado por José de Alvalade, em 8 de Maio de 1906?

1.ª Fase (Anos 60/70. Decadência) - Ganhar Cada Vez Menos. Por incapacidade dos dirigentes, a viver à sombra do passado, mais preocupados em servir-se do clube que em servi-lo, os objectivos eram mais gerir o “amiguismo” dentro do Sporting CP que potenciar os seus êxitos. Preocupações com os títulos a minguar? Quase nenhumas!; Bahhhhhhhhhhhh

2.ª Fase (Anos 80/90. Negação) - Arrogância. Por absurdo, em vez de implementarem os procedimentos, necessários e suficientes, para regressarem às vitórias e conquistas, consideravam que “perder e continuar a acompanhar os jogos e dia-a-dia do Sporting CP era uma forma de mostrar a sua superioridade! Nada ganhar e ser sportinguista era mostrar a grandeza do clube”; E os adeptos? Foram esvaindo-se. Grandes? Pode ser! Mas, cada vez menos! Bahhhhhhhhhhhh

3.ª Fase (Século XXI. Agonia) – Subserviência. Incapaz de suster o declínio desportivo, o esvair associativo e envelhecimento dos simpatizantes, indiferença e repulsa das gerações mais jovens, as consequentes dificuldades económicas e a perda de importância sócio-política, os dirigentes do Sporting CP só encontraram uma solução para estancar a degradação, ainda que passassem a viver em agonia. Um pacto de subserviência com o FC Porto para assegurar a sobrevivência.

Compare-se o que se tem passado com o Sporting CP com o passado recente e actualidade do nosso querido Benfica!

A Benfica TV não é um veículo de transmissão dos valores, tradições e grandeza do “Glorioso”. Começou bem, mesmo com o futebol a perder, em 2008/09, mas rapidamente descambou para o elogio fácil e a bajulice. Serve para esconder a mediocridade. Tornou-se no ópio dos benfiquistas.

Alberto Miguéns

20 comentários
  1. Ainda estou á espera do bloggers que se dedicam, a dar lições de benfiquismo, que devemos tar a direcção blá blá blá. Esta vitória do Porto é dedicada a todos eles.

    Foi LFV que meteu o diretor desportivo na jarra e juntamente com JJ planearam a e´época como bem entenderam. Portanto são eles os responsaveis. O LFV ta sempre a criticar aqueles que procuram protagonismo no Benfica, mas sabem que mais?! Isso não é mais do que o seu reflexo no espelho.

    Parabéns aos Vieiristas, Vale Azevedistas, raio que partadistas...restando dar os pesames aos realmente Benfiquistas...porque o Benfica está como a Coreia do Norte...caiu numa era de queridos lideres, em que ninguém consegue enxergar para além destas figuras. Foi for isso que Damásio, Vale Azevedo fizeram o que quiseram no clube e é por isso que LFV gere desportivamente o clube ao sabor dos seus caprichos e ânsia de protagonismo. Isto viu-se no ano passado quando a coisa correu bem, o seu primeiro gesto foi colocar o Rui Costa na jarra, porque o ego do presidente do Benfica ocupava o retrato inteiro.

    Sabem que mais??? depois disto, espero que o Braga acabe com a nossa miséria, e nos salve de fazer figuras tristes. Para aqueles que se sintam tentados a virem dar-me lições de Benfiquismos, podem ir todos para o raio que os parta! Estou farto de humilhações, estou farto do politicamente correto!!!

    ResponderEliminar
  2. Jovem o que me preocupa não é o declínio do Sporting nem o que fizeram para lá chegar! esta hegemonia do Porto é que já mete nojo. E mais a forma como lá chegaram. Almeida

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:

    Pequeno, mas Grande Texto amigo Benfiquista Alberto Miguéis, concordo com o mesmo a 100%, mas NÓS Os VERDADEIROS Benfiquistas, SÓCIOS MILITANTES deste Glorioso Clube temos que dar um murro na mesa e de facto não podemos ser constantemente enxovalhados. Isto tem que ter um fim, mas rápido senão a situação complica-se.

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto Miguéns, fantástico post... revejo-me a 100% nele. Tanto na parte de temor que está subentendida, como até na constatação de que a BenficaTV (e não só) se tornou num culto de personalidade que vai fazendo minguar os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  5. Caro Alberto, dói muito (demasiado!) mas é tão verdade. O problema é que quem dirige o Benfica não tem (porque me parece que não quer) a miníma noção disto e a maioria dos Benfiquistas vão seguindo a opinião do mainstream, ditada, lá está, pelo que passa na BenficaTV e que tão bem se encontra descrito no seu último parágrafo.

    São já muitas as evidências que indicam que, com todos os seus defeitos e todas as suas virtudes, não será com os actuais dirigentes que o Benfica voltará, sequer, a dar um verdadeiro passo na direcção certa.

    ResponderEliminar
  6. Sr Alberto Miguéns,

    lamento ver a forma como grandes Benfiquistas como o senhor e que não se conformam com a vergonha em que caiu o Benfica e a inoperância da sua direcção são ostracizados pela direcção da BenficaTV/Benfica.

    Sinceramente gostava que o nosso presidente ganhasse um pingo de vergonha na cara e apresentasse imediatamente a sua demissão, se de facto gosta tanto do Benfica como diz.

    É vergonhoso vê-lo a dar a mão a um dos grande peões da corrupção que infectou este campeonato, e a sentar-se ao seu lado na bancada VIP.

    É frustrante ver a estrutura do Benfica carregada de Portistas e Sportinguistas.

    Eu não quero isto para o Benfica! Isto não é o meu Benfica. Apesar de eu, pela minha juventude não ter assistido áquilo que é verdadeiramente o Benfica, sei que não é isto.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  7. José Ferreira21 abril, 2011 03:54

    Primeiro que tudo quero dizer que sou Sportinguista e sócio do Sporting Clube de Portugal, quero também dizer que ser o maior clube português em futebol é uma coisa e ser o maior clube português é outra! O Sporting Clube de Portugal é "só" o 2º clube em toda a Europa com mais títulos em todas as modalidades, só sendo superado pelo Barcelona, sendo também verdade que já não tem tantos sócios como tinha... Por isso a historia do maior clube pode ser vista por muitos prismas, ter mais títulos ou ter mais sócios ou ter mais adeptos ou ser mais conhecido, etc...

    Dito isto, percebo as vossas críticas apesar de tudo e concordo com os dois primeiros pontos, apesar de o 2º ponto, serem os sportinguistas fraquinhos e falsos que o fazem, que são aquelas pessoas que não fazem falta a clube nenhum do mundo, apesar de ser verdade que se deve apoiar sempre o clube, nas vitórias e nas derrotas!
    Com 3º ponto não concordo, um clube não é a sua direcção e mesmo não havendo nenhum pacto é verdade que os dirigentes do Sporting têm sido amigos demais e bonzinhos demais com o futebol corrupto do porto, mas os verdadeiros Sportinguistas não se revêem na direcção do clube nem nas pessoas que o têm dirigido e isso viu-se nestas ultimas eleições em que a pessoa com mais sócios a votar nele foi o Bruno Carvalho, aquele godinho, vai penar muito e se as coisas não correrem bem, vai haver revolta em Alvalade.
    O verdadeiro Sporting e os verdadeiros Sportinguistas nunca serão subservientes com minguem!
    O problema é que estamos a ser geridos já à anos por uma máfia completa sem escrúpulos e sem nenhuma visão desportiva e os sócios mais antigos estão actualmente menos informados e caem na mesma conversa de sempre e são facilmente enganados pelas tais pessoas "de bem" que são os verdadeiros cancros do Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
  8. Acho que um verdadeiro benfiquista não devia atacar os orgãos de comunicação social do seu clube. Ponto. Ostracizados? Por amor de Deus...

    ResponderEliminar
  9. Não podia estar mais de acordo. É bom saber k há benfiquistas k conhecem bem os males de k o Benfica padece.Penso k a margem de manobra de LFV é cada vez mais ténue.É necessário novas pessoas e novo sangue, já estamos há muito tempo afastados da hegemonia do futebol português. acorda benfica.K saudades do longíquo maio de 1994.Adeus Benfica, olá benfiquinha.

    ResponderEliminar
  10. Caro Miguéns,

    infelizmente fez uma radiografia muito acertada do estado do Benfica e sua crescente Sportinguização. Estes, parece que ainda não perceberam que estão a ser dizimados e até já ficaram abaixo do Braga! E que a estratégia de fazer desaparecer o Benfica era só para o Porto ser ainda maior! E dar cabo do Sporting! E alguns dirigentes lagartos foram nesta! O João Rocha sabe que deve ser o contrário, e denunciou-o. E não há quem ame mais o Sporting!
    Relativamente aos associados, como é possível que permitam lagartos e andrades nas estruturas do Benfica? E como é possível que tenham permitido que seja presidente alguém com as suas "características"?
    E sempre é verdade que nesta fase, o "líder", estava lá fora? Isto foi com que objectivo?
    Eu cá tenho as minhas (crescentes) dúvidas ......

    ResponderEliminar
  11. Comentário bastante interessante e pertinente, vindo ainda por cima de quem vem.

    Mas penso que ali no 3ºponto, a palavra correcta será suster e não sustentar. Se fossem incapazes de sustentar o vazio de vitórias estávamos nós bem ;)

    ResponderEliminar
  12. Respeitosamente discordo. E a frio tenho a certeza, que não vai pensar o mesmo. Esta não está a ser a época que todos nós desejamos, mas não estamos em risco de fechar as portas, e em várias modalidades os resultados até são bastante positivos, ao contrário do Sporting. A dinâmica moblizadora do Benfica é incomparável. O principal problema é que em Portugal, não existe competição desportiva, existem Clubes (poucos), existem equipas apoiadas por Autarquias, ou Governos Regionais, e existe uma Organização Criminosa completamente inpume a qualquer juizo. Qualquer avaliação que possa fazer a jogadores, treinadores, ou directores do Benfica, neste enquandramento é extremamente cruel, e injusta, as 'armas' não são as mesmas. E já o ouvi, e li, bastantes vezes a denunciar o mesmo. E espero que continue.

    Em relacção à Benfica TV até pode ter alguma razão (residual, eu indentifico uma pessoa), mas não é este o momento para o discutir.

    ResponderEliminar
  13. Caro Alberto Minguéns, não sei os motivos que levaram a terminar a colaboração com a Benfica TV, mas desde que leio os seus "posts" aqui no Blog que tem ficado a ideia de alguma "azia" para com a Direcção do Benfica.
    A Direcção de hoje é a mesma que o ano passado ajudou, com a restante estrutura a levar o Benfica ao titulo, ganho com o brilho das grandes exibições e jogado por excelentes jogadores. É também a mesma que tem feito um trabalho notável no envolvimento dos sócios e simpatizantes na vida do Clube, no desenvolvimento das modalidades, etc. Não é perfeita, comete erros (próprio de quem tem que tomar decisões) e o que peço como sócio do Benfica e que se apurem as causas e se corrijam esses erros, sempre com o objectivo de Ganhar, ser o Melhor, conquistar Campeonatos e disputar todas as provas com a ambição de as Vencer.

    A spotinguização do Benfica começa quando Benfiquistas apontam o dedo a toda a estrutura no momento da Derrota, esse é o maior Cancro que temos no Benfica e que parece que nos últimos 15 a 20 anos veio para ficar.
    Os balanços fazem-se no final das épocas e dos mandatos, sabendo o universo Benfiquista tomar a melhor opção para o nosso Clube.
    Temos que ser exigentes, saber fazer uma analise dos erros, imputar responsabilidades e pedir acções para corrigir, mas com ponderação e dentro do Clube.

    Em vez de facciosismos, saibamos reconhecer que independentemente das "ajudas", o Porto foi mais competente e melhor que o Benfica durante esta época, assim como o Benfica o foi na época passáda.
    O futebol tambem tem esta vertente de não nos conseguirmos superiorizar sempre, mas tenho a certeza que nos ultimos anos estamos mais proximos de vencer o nosso adversário do que no passádo recente.
    Ainda há 1 final para ganhar e umas 1/2 finais para ultrapassar (não estávamos presentes a 17 anos).
    No fim fazemos o balanço, que independentemente da vitoria nestas 2 competições que faltam disputar, não considero de positiva, pelo facto de não sentir que o Benfica seja a equipa mais forte em Portugal esta época.

    ResponderEliminar
  14. Ao Pedro ..


    Não o conheço e com todo o respeito: Esta direcção é a mesma que o ano passado e ..... é verdade, mas também é a que está a tanto tempo e já tantas frustrações iremos guardar de por vida!

    ResponderEliminar
  15. A análise que faz é pertinente, como habitualmente. Concordo com a necessidade de eliminar a rotina do elogio fácil e o auto-elogio no Benfica e de privilegiar a postura da “ formiga”. Mas também, não tem mal nenhum manifestarmos o nosso apreço e admiração pelo mérito “dos nossos”. Julgo que a Benfica TV deveria alargar e aprofundar os temas desportivos e conexos, com caráter formativo e informativo, cultivando sempre uma atitude competente. Claro que é necessário identificar e corrigir falhas onde quer que estejam, tal como "descobrir" novas ideias. Mas é também necessário distinguir a crítica construtiva da necessidade de procurar culpados dentro do clube por incapacidade de assumir o fracasso, transformando a dor em indignação, ironia das ironias, geralmente, partilhada pelos adversários.

    Concordo com o abidos e vou mais longe; o Benfica perde porque os valores que defende entraram em decadência no actual regime. A falência económica de Portugal foi precedida há muito pela decadência cívica da sociedade e o futebol é, desde há muito, o sintoma desse processo. Outras lógicas prevalecem sobre as da responsabilidade cívica, da equidade, da universalidade da lei, da lealdade, da solidariedade, da honra, etc. São as lógicas dos poderes de facto ao serviço de rancores pessoais ou de agendas políticas semiocultas, que têm submergido os poderes democráticos, como o judicial. Bastaria que a justiça cumprisse a sua missão para o Benfica ganhar. Não tenhamos ilusões, enquanto prevalecer em Portugal uma democracia exígua, hipócrita, difusa e permissiva, triunfarão os aldrabões, os vigaristas, os trafulhas, os mentirosos, os corruptos, os ladrões, os agressores, os provocadores, os xico-espertos, “as estruturas exemplares”, sustentados pela legião de rancorosos e oportunistas “sábios” que por aí abundam. E não há ponta-de-lança que nos valha!

    Viva o Benfica!
    António Barreto

    ResponderEliminar
  16. 100% de acordo com este post!!

    É pena que os Benfiquistas não queiram ver o óbvio!!

    ResponderEliminar
  17. Eu não me revejo nestes benfiquistas que mal se perde um jogo ou dois acaba o mundo e disparam em todas as direcções, como se soubessem tudo o que se passa. Com a devida vénia do blogue CAG:

    "ontem a 1ª parte do jogo decorreu mais ou menos de forma normal em termos de arbitragem...

    em termos de jogo jogado o Benfica teve 2 oportunidades de golo por Javi Garcia e Cardoso e o Porto teve uma 1 oportunidade por parte de Falcão que o Júlio César defendeu de forma brilhante....

    fomos para o intervalo com 0-0 e o Porto para passar teria que marcar 2 golos para ir a prolongamento/ penaltis ou 3 para eliminar o Benfica desde que não marcássemos 2 golos....

    o que aconteceu mais ou menos no início da 2ª parte?
    aconteceram 3, 4, 5 ataques CONSECUTIVOS do Benfica parados em falta por jogadores do Porto que não foram ASSINALADOS COM A RESPECTIVA FALTA da parte do Carlos Xistra....

    enquanto isso os ataques do Porto tiveram direito a VÁRIAS FALTAS A FAVOR da equipa de Villas Boas...

    isto tudo num espaço de 15 a 20 minutos....

    isto foi feito de forma CIRÚRGICA de forma a desgastar e enervar ao máximo a equipa do Benfica e mostrar à equipa do Porto que era possível...

    e assim aconteceu....

    a equipa do Benfica partiu-se e desorientou-se por completo...

    a equipa do Porto motivou-se e pensou que era possível o que não aconteceu na 1ª parte....

    só a partir do 3º golo do Porto o Carlos Xistra voltou a marcar com regularidade faltas contra o Porto...

    até lá abriu-lhes uma auto-estrada até à baliza do Benfica....

    eu vi o Jorge Sousa fazer isto na 2º parte em Alvalade com o Benfica a ganhar 2-0 e viemos a perder o jogo por 5-3!

    para quem não acredita nisto é falar com um jornalista famoso chamado Marinho Neves que no seu livro sobre a Corrupção e Bastidores do futebol português se referiu a isto como uma forma típica dos árbitros controlados pelo FC Porto destruírem a confiança de uma equipa adversária....

    ontem quando Carlos Xistra fez o que fez lembrei-me logo do que o Jorge Sousa fez em Alvalade..

    e quando ele começou a fazer o mesmo foi aí que tive a percepção de que se o Porto marcasse naqueles 15 minutos o Benfica seria eliminado....

    e o Porto marcou...

    e fomos comidos (e vamos continuar a ser!) que nem anjinhos mais uma vez...

    Para não falar no fiscal de linha, sr. Luis Tavares, notório andrade de Portalegre - o do golo do Petit que entrou 1 metro na baliza do Baia mas não contou - que deixou passar um claro off-side de um metro do Hulk no 2º golo, aquele que nos matou definitivamente, pois o JJ estava nesse momento a fazer uma substituição. Apesar de ter acertado em todos os off-sides do Benfica no 1º tempo, alguns deles por meros centímetros.

    ResponderEliminar
  18. Alberto Miguens,

    Em si, aprendi a reconhecer um ilustre e dedicado Benfiquista, conhecedor como poucos da história do nosso clube, sempre disposto a divulgá-la numa louvável atitude de pedagogia benfiquista.
    Por isso, leio este seu post e não o reconheço.

    De repente, o Benfica sportinguizou-se, num ápice a BTV transformou-se numa espécie de Televisão da Coreia do Norte.

    Diga-nos, pois,o que sabe e pelos vistos omitiu e ignorou ou tudo soará a um discurso ressentido, ressabiado, vingativo.

    Um abraço
    Sócio 11162

    ResponderEliminar
  19. Gostei de ler o post e a opinião, embora não concorde com ele a 100%, a analogia ao Sporting está bem feita é pertinente e merece ser comentada, mas já em relação à Benfica TV, tenho mais dificuldade em concordar, penso que os Benfiquistas se estão a deixar levar por uma constante descredibilização que outros orgãos de comunicação social, que não deixam de ser concorrentes, estão a fazer. A opinião em relação ao conteúdo da Benfica TV deve ser sempre relativa já que não existe nenhum canal que agrade 100% da emissão a 100% da sua audiência e por mais que alguns desejem nunca poderá ser encarada como puro jornalismo isento, sejamos sinceros nunca iremos ver um canal que pertence a um clube a valorizar as vitórias do seu rival ou de outros clubes. Já há algum tempo que eu não vejo debates de futebol na TV, pois os valores que lá se debatem estão longe de serem úteis e ultrapassam os limites do javardoso e da maldizência e claro como não sou obrigado a ver, prefiro mudar de canal, mas isso é o que os nosso inimigos de estimação não fazem, preferem estar sempre ligados ao Benfica para depois poderem desferir aqueles golpes baixos e com eles arrastarem também opiniões benfiquistas. Acreditem que tenho ouvido mais comentários de "não benfiquistas" sobra este canal que propriamente benfiquistas amigos. Não vejo debates de pessoas com as quais não me identifico em nenhum canal e a Benfica TV não é excepção, prefiro 500.000 vezes mais 5 minutos a ver miúdos vestidos à Benfica a praticar um qualquer desporto que horas e horas de maldizência e de oco conteúdo. A Benfica TV cumpre com os seus desígnios no que diz respeito a valorizar e a divulgar o nosso desporto, os nossos miúdos e atletas, as diversas modalidades, as nossas glórias, as nossas vitórias, o marketing, etc. tudo o mais que isto nunca poderá ser julgado por o que um qualquer "Manel" ou "Jaquim" lá diz.
    Gostaría ainda de realçar o 2º parágrafo do post do Sr. António Barreto que até partilha o nome com um conhecido Sociólogo e em que diz tudo sobre o rumo para onde a sociedade de hoje caminha... Podem-me chamar o que quiserem, mas prefiro perder a ser justo e leal que ganhar à batota e de forma desleal, este será o valor que me acompanhará durante a minha vida, se isso fôr possível com vitórias do Benfica, melhor.
    Saudações gloriosas, viva o Benfica e obrigado.

    ResponderEliminar
  20. Caro Miguéns estou 100% de acordo consigo.

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: