SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

25 março 2011

Janela Indiscreta para o vizinho (perdão: vazio) (I)

25 março 2011 6 Comentários
OPINIÃO
             
As eleições no Sporting CP (SCP) estão ao rubro! Ao rubro? Como quem diz. Por que não há rubro verde! Pelo menos desde que se instalou nesse clube centenário, o chamado “Projecto Roquette”(PR), estava já o século XX próximo do seu final. E que foi a “morte” do SCP como Clube Grande. O “Projecto Roquette”, naquilo que nos interessa, foi uma forma ardilosa de Pinto da Costa (PdC) enganar os sportinguistas com o Papão Benfica. Afinal o que PdC pretendia era fazer do SCP seu aliado para, na Grande Lisboa - e no resto do País onde o FC Porto (FCP) é muito minoritário - os sportinguistas odiarem tanto o “Glorioso” como o fazem os seus “andróides” no Grande Porto.

Em que consistia o “Projecto Roquette”(PR)?
Para responder a esta questão, que seja um dos últimos grandes (e dedicados) presidentes do SCP (talvez o último a quem fica bem o título de “presidente leonino”), João Rocha, a descrevê-lo (ver Digitalização).




“Era a única maneira de FCP e SCP estarem sempre na Liga dos Campeões?” Como seria possível? “E era gravíssimo para o SCP”! Era grave “estar sempre na Liga dos Campeões”! Então porquê? Simples. O SCP reconhecia que o FCP era o maior clube português tendo este, por isso, prioridade na conquista do título de campeão! O FCP auxiliava o SCP a ficar em 2.º lugar (o chamado vice-campeonato para a “saparia”). Juntos, aproximadamente, com a mesma dimensão popular do “Glorioso” nunca se estigmatizariam, aproximando os adeptos, criando ódio ao Benfica e em caso de “más escolhas, infortúnios vários” do FCP, o SCP poderia beneficiar, conquistando, de quando em vez, um Campeonato Nacional e podendo ter francas aspirações nas restantes competições: Taças de Portugal e Supertaças. Mas, o mais importante, era que sendo 1.º e 2.º, estariam sempre na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ou seja, três em um! A melhor forma do FCP enriquecer. A única forma do SCP sobreviver. A acertada possibilidade de aniquilar o “Glorioso”. E “enterrava-se”, definitivamente, o Benfica como Clube do Povo. Bingo. Bingo. Bingo. Além disto, o "PR" abrange também as modalidades. O SCP acabava com o Hóquei em Patins e o Basquetebol não fazendo concorrência à luta FCP/ “Glorioso” e o FCP prescindia do Futsal para não enfraquecer (e ser) rival do SCP com longa (e histórica) hegemonia na modalidade. Mantinham-se rivais no Andebol por tradição, visto serem (a par de CF “Os Belenenses” e SC Salgueiros) os pioneiros e decanos da modalidade em Portugal.

E não é que funcionou!
O SCP, e o FCP, beneficiaram muito do "PR", em finais dos anos 90 e início do século XXI, pois colocaram dificuldades ao Glorioso Benfica, pelo menos, até que os nossos dirigentes percebessem (e não foi fácil, demorou tempo!) a trama que estava montada. Também Dias da Cunha “ajudou”, ao mandar “borda-fora” o "PR", permitindo que o Benfica “respirasse” e, além disso, percebesse que a “Santa Aliança (FCP/ SCP)” lhes dava resultados. O SCP conseguiu num período de dez épocas – 1999/2000 a 2008/09 - igualar (em relação ao “Glorioso”) o melhor ciclo de dez anos da sua história – 1946/47 a 1955/56. Em ambos, ficaram sete vezes à nossa frente (e três atrás!). Só em termos de conquistas (sete para duas) não se equivalem, pois se, nos anos 40 e 50, o SCP era um clube independente, agora é um clube dependente (e amordaçado) pelos “andróides” ao serviço de PdC. NOTA: Por isso - o SCP ficar tantas vezes, em tão pouco tempo, à nossa frente - um dos maiores defensores do "PR", ROC no Trio d’Ataque (… ao Benfica), que também pertence ao “órgão fascizóide” Conselho Leonino, está sempre a afirmá-lo! A dizer que é o 2.º melhor período da história do clube! Pudera! (ver Quadro).


1.º Período
2.º Período
Épocas
SCP
SLB
Épocas
SCP
SLB
1946/47
1.º
2.º
1999/2000
1.º
3.º
1947/48
1.º
2.º
2000/01
3.º
6.º
1948/49
1.º
2.º
2001/02
1.º
4.º
1949/50
1.º
2.º
2002/03
2.º
3.º
1950/51
1.º
3.º
2003/04
2.º
3.º
1951/52
1.º
2.º
2004/05
1.º
3.º
1952/53
1.º
2.º
2005/06
2.º
3.º
1953/54
1.º
3.º
2006/07
2.º
3.º
1954/55
1.º
3.º
2007/08
2.º
4.º
1955/56
2.º
4.º
2008/09
2.º
3.º
Títulos
Títulos
Sporting CP
7
FC Porto
6
SL Benfica
2
Sporting CP
2
FC Porto
1
SL Benfica
1


O “Projecto Roquette” pode ter sido útil ao SCP nos primeiros tempos, mas depois acabaria por “matar”, irremediavelmente, o clube que, em 8 de Maio de 1906, José Alvalade e os seus amigos (depois inimigos a partir de 1914!) decidiram fundar. É nesta conjuntura (ressaca dos resultados nocivos do “Projecto Roquette” para o SCP) que se vão realizar, em 26 de Março de 2011, as eleições com cinco listas a sufrágio!

Importa saber que dizem (e pensam eles…) de nós. Do Benfica Glorioso Clube da Mística. “Isto” já vai longo… Continua… amanhã… à mesma hora…

Alberto Miguéns
6 comentários
  1. Sempre Excelentes textos, que o NOSSO Amigo Alberto Miguéns nos proporciona e como é ÓBVIO não deixa, nem nenhum Benfiquista Verdadeiro pode deixar esquecer estas TRAFULHICES contra o Glorioso Benfica, cujos dirigentes da altura Ficaram "amorfos", paralizados de tal forma que o Sistema fez o que bem entendeu.
    No entanto e embora o ÚNICO beneficiado com o PR fossem os Andrades, presentemente isso ainda acontece em 2011 e nós os Benfiquistas temos medo de falar, dizer as verdades, porque a fazê-lo cáem logo em cima, porque se tem medo que o Sistema reaja com IMPROPÉRIOS contra Nós, o que reguarlarmente fazem, além dos Crimes que praticam e a Nação Benfiquista não "acordou" ou seja ainda anda ensonada e enquanto isso durar nunca vamos conseguir os nossos leais, sérios e responsáveis objectivos, dado que tratamos tudo com lizura de procedimentos e com ética, enquanto isso somos constantemente vilipendiados e vem logo alguém do nosso Clube a Pedir calma, concordo, sou pacifico e não desejo guerra com ninguém, mas o que não existe dúvidas é que enquanto não mudarmos a nossa postura isto nada muda, pelo contrário tem indicio muito fortes para piorar contra nós. Quem cala consente e não tenho medo nem receio nenhum dos javardos, corruptos, mafiosos ou criminosos daquela indole, TENHO MEDO isso sim é dos Homens que fica mudos, os que se querem ganhar algo com o SEU SILÊNCIO.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo artigo! Explica de facto muita coisa.
    Viva o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  3. O que parecia ser uma teoria de conspiração e vitimização segundo andrades e osgas, vê-se agora que era uma realidade...

    E o que é certo é que os primeiros a cair (e abruptamente) foram os lagartos...

    Mas virando um pouco o disco, e relativamente à acusação de João Rocha a Roquette, envolvendo Cavaco Silva, pergunto-me:
    - porque carga de água em Portugal, pessoas com algumas responsabilidades, e que sabem de coisas, se ficam sempre pelas meias palavras?!?

    Para mim, é um das razões para este país estar como está...

    O Benfica já abriu os olhos, quando é que Portugal vai abrir?!?

    Abraço e Saudações Benfiquistas...

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente, ou talvez não, ainda muito benfiquista desconhece o projecto Roquette.

    Obrigado pelo post!

    ResponderEliminar
  5. Hugo

    Porque a máfia corta a cabeça ás pessoas honestas e ainda as faz pagar indeminizações em tribunal ...

    ResponderEliminar
  6. Eles merecem a mediocridade em que caíram.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: