SEMANADA: ÚLTIMOS 7 ARTIGOS

28 fevereiro 2011

De Belém o Glorioso para o Mundo - continuação

28 fevereiro 2011 2 Comentários
Postal da Farmácia Franco com a anotação, por Manuel Gourlade, dos nomes dos participantes no primeiro treino: António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, José Rosa Rodrigues, Daniel Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Carlos França, Abilio Meireles e Amadeu Rocha

28 de Fevereiro de 2011
De Belém o Glorioso para o Mundo
EFEMÉRIDE


Hoje, de manhã, realizou-se um treino nos terrenos da Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses (CP), situados entre a linha férrea Cais do Sodré - Cascais e a sul da casa do Duque de Loulé. Começou às onze horas e prolongou-se até ao meio-dia e meia-hora. Estiveram presentes dez players. Depois do treino realizou-se um almoço, certamente no Café do Gonçalves ou no António das Caldeiradas (nas arcadas da Rua Vieira Portuense, actual nº 28) por serem locais habituais de confraternização dos players.
    
Continua pelas 15.00 horas

Café do Gonçalves na Rua de Belém, onde surgiu a ideia de fundar o Clube e alguns dos nossos fundadores almoçaram há 107 anos

ALBERTO MIGUÉNS
2 comentários
  1. Caro Alberto Miguens,

    Consegue dizer-me a data original da fotografia do Café do Gonçalves, na Rua de Belém? É de 1904/1905?

    Ja agora, se os números respectivos de entrada são o 29 (porta) e o 31 (janela) ?

    Obrigado pela atenção,

    FAS

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando Arrobas da Silva

    A fotografia será de 1948/1950, data das pesquisas, em Belém, de Mário de Oliveira. Há uma fotografia mais antiga, publicada num livro acerca da história de Belém, com tropas do CEP que iam embarcar para a Grande Guerra, mas como o foco eram os soldados, o Café do Gonçalves e a Farmácia Franco ficam nas margens dessa fotografia.

    Correcto. Os números são iguais aos actuais: 27 (janela do lado esquerdo da porta - não aparece nessa fotografia), 29 (porta) e 31 (janela do lado direito da porta, para quem entra).

    Gloriosas Saudações Benfiquistas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar

Artigos Aleatórios

Apoio de: